Será aberta nesta sexta-feira, dia 19 de outubro, a exposição fotográfica “Aristides Pedro da Silva, V-8, o colecionador de memórias”, a partir das 19h, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (MACC).
A exposição tem curadoria de Cássia Denise Gonçalves, Iara Rolim e Marli Marcondes e ficará aberta ao público de terça à sexta, das 9h às 17h, aos sábados, das 9h às 16h e aos domingos e feriados, das 9h às 13h, até o próximo dia 25 de novembro.
O fotógrafo Aristides Pedro da Silva, mais conhecido como V-8, nasceu em 1921, na fazenda Atibaia, no distrito de Sousas. Iniciou sua carreira de fotógrafo em Campinas por volta de 1947, e passou a atuar como profissional em 1952, quando abriu seu estúdio, o “Foto V-8”, cujo apelido carregou para sempre.
O Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti está localizado na Rua Benjamin Constant, 1633, logo acima do Paço Municipal, na região central. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 2116-0346 ou 3236-4716.
O que é
A exposição traz parte da coleção do fotógrafo V-8, adquirida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em dezembro de 2001, onde integra o acervo do Centro de Memória da instituição.
De modo geral, a coleção cobre um período da história, a primeira metade do século 20, quando a cidade, livre das epidemias de décadas anteriores, apresentava um aparato urbano inédito – a iluminação pública, os bondes elétricos, os primeiros automóveis, as principais ruas de comércio, os transeuntes, as praças com seus jardins e chafarizes, signos de uma cidade que se modernizava rapidamente, sem perder, contudo, seu ar de província.
Além destes temas, ainda é possível destacar dentre as imagens do acervo, alguns conjuntos relevantes, como futebol campineiro, com ênfase no Guarani F. C., as fotografias artísticas onde aparecem as naturezas mortas e as fazendas antigas, as quais remetem às origens do fotógrafo.




