29.9 C
Campinas
quinta-feira, fevereiro 5, 2026
spot_img

Kyra deixa jiu-jítsu e mira no UFC

Data:

Kyra é uma pioneira entre os Gracie, família que criou e divulgou mundo afora o jiu-jítsu brasileiro no século 20. A morena foi a primeira mulher do clã a apostar na arte suave de maneira competitiva e hoje é pentacampeã mundial. Como muitos parentes, a carioca planeja uma transição para o MMA, um projeto que requer grandes mudanças em sua carreira. Entre elas, a vaidosa lutadora tem tentado abraçar um novo estilo, agressivo, e admite que um dos grandes desafios foi aprender a tomar socos na cara.

O projeto de MMA é de longa data e há mais de dois anos Kyra tem aulas de boxe e outras modalidades em pé para completar seu jogo, que já é excelente no chão. A carioca de 27 anos não tem pressa para fazer a estreia, até em respeito ao nome de sua família. A esperança, inclusive é de fazer sua primeira luta em grande estilo, em um evento como o UFC.

“O esporte cresce a cada dia e provavelmente o UFC vai se abrir para o MMA feminino, com uma luta entre a Ronda Rousey e a Cris Cyborg. Estou treinando forte, porque tenho de estar pronta para quando a hora chegar. Não tenho data, mas a vontade é grande”, conta a musa, que já recebeu convites de outras organizações, mas não as considerou interessantes para dar o próximo passo.

Kyra afirma que ainda tem muito a caminhar na parte de trocação e que não se sente 100% preparada para o MMA, apesar da constante evolução.

“É muito diferente do jiu-jítsu, que é sempre agarrado. Tenho de treinar toda a parte de soco e chute. E tenho de me acostumar a tomar soco na cara”, admite ela.

A lutadora conta que na primeira vez em que treinou boxe e viu um soco se aproximar, não conseguiu fugir do reflexo de fechar os olhos. E levou uma bronca. “O professor gritou: ‘não fecha o olho de jeito nenhum’. Mas já me acostumei, agora não fecho mais o olho, é um passo de cada vez”, ri ela.

A dificuldade de muitos integrantes da família Gracie sempre foi conseguir ir além do jiu-jítsu e também se dar bem com os socos e chutes. Como o MMA começa em pé, os riscos corridos até que os lutadores de jiu-jítsu cheguem à sua especialidade são grandes. Mas, além disso, Kyra teve de mudar também sua postura e até o estilo que a consagrou na arte suave.

“O meu jiu-jítsu é calmo, eu tenho paciência para fazer os movimentos e encaixar as posições. Não sou uma lutadora explosiva, vou na calma. Mas para o MMA tenho de buscar a explosão, a agressividade, ainda mais lutando em pé. Tem sido o mais difícil, mas preciso mudar um pouco o meu estilo para a estreia”, pontua a lutadora, que é tricampeã do ADCC, um dos maiores eventos de submission do mundo.

“Eu não tenho nenhuma pressa em estrear no MMA. Isso é um desafio novo, pessoal, eu não tenho nada a provar a ninguém. Quero estrar num evento grande, representar minha família bem e não vou começar enquanto não estiver 100%”, conclui Kyra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Com um ponto em seis jogos, Ponte Preta encara a Portuguesa em clima de decisão no Canindé

Macaca joga no sábado, às 16h, e precisa reagir...

Ex-Ponte, Hebert decide o Dérbi e vira herói do Guarani no apagar das luzes

Atacante saiu do banco e marcou o gol da...

Elvis faz acordo judicial, encerra impasse financeiro e volta a jogar pela Ponte Preta no dérbi

Meia retorna ao elenco após acerto de dívidas e...

Dérbi decisivo no Brinco opõe Guarani embalado e Ponte Preta pressionada contra o rebaixamento

Clássico deste sábado pelo Paulistão pode encaminhar o Bugre...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade