O secretário de Relações Institucionais de Campinas, Wanderley Almeida, o Wandão, confirmou que a prefeitura cederá uma área de 22 mil m2 no Jardim Satélite Íris 1 para a construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que terá uma unidade no município. A informação foi dada a uma comissão de moradores da região do Campo Grande, que procurou Wandão nesta sexta-feira, 22 de março, para discutir o projeto.
A grade de cursos a ser oferecida pelo Instituto será discutida de forma a atender aos interesses da população. “A unidade do Instituto Federal está garantida para Campinas. A administração está empenhando esforços para implantar essa unidade de ensino”, disse o secretário.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é uma autarquia federal de ensino. Foi fundado em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices e é reconhecido pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.
Ao longo da história, a instituição de ensino foi denominada Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade e passou a destinar parte das vagas para os cursos técnicos e outra para a graduação, principalmente nas áreas de Ciências e da Matemática.