Parlamentares da Região Metropolitana de Campinas (RMC) reúnem-se para debater a violência contra a mulher, na segunda (05/8), a partir das 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas. O evento, aberto ao público, é realizado pela Frente Regional de Combate à Violência em Defesa dos Direitos das Mulheres, composta por parlamentares e entidades da sociedade civil que atuam pelos direitos da mulher na RMC.
Todos os vereadores e deputados da RMC foram convidados a participar do debate. A expectativa é reunir representantes das Câmaras Municipais de todas as 19 cidades da região. O objetivo do evento é trocar experiências do trabalho já em curso, articular ações de controle das políticas públicas para mulheres a partir da realidade de cada cidade, discutir e encaminhar propostas de ações integradas, que fortaleçam as demandas. O público presente poderá participar do debate, dirigindo perguntas e fazendo sugestões.
Um exemplo do aumento da violência contra a mulher na RMC é o número de estupros registrados pela Polícia* (somados todos os 19 municípios da RMC), que saltou de 654, em 2011, para 762 em 2012, o que corresponde a um acréscimo de 16,5%.
Ao mesmo tempo, chama a atenção o número insuficiente de Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher (DDMs) na RMC. Do total de 19 cidades, apenas 8 possuem DDM e muitas delas não oferecem atendimento satisfatório. Tal a precariedade no atendimento da única unidade de Campinas, por exemplo, que já foi denunciada várias vezes pela imprensa local e é objeto de investigação do Ministério Público (a partir de denúncia do vereador Carlão do PT).
A Frente Regional é composta por parlamentares (entre eles o vereador de Campinas, Carlão do PT, e a deputada estadual Ana Perugini), entidades da sociedade civil e movimentos sociais (SOS Ação Mulher e Família, Grupo de Mulheres da Periferia e Unidos da Paz). A Frente ainda conta com o apoio de outras 24 entidades/ grupos que atuam na defesa dos direitos da mulher na região.
Além de ter participado ativamente da formação da Frente, Carlão integra a Comissão Permanente da Mulher na Câmara Municipal e tem atuado desde o início do mandato (janeiro de 2013) por melhorias no atendimento prestado às vítimas na DDM de Campinas.
A Frente foi lançada dia 12 de abril, com o objetivo de unir forças para propor e cobrar melhorias nos serviços prestados às mulheres vítimas de violência na região e que promovam autonomia das mulheres.





