A Praça José Bonifácio (em frente a Catedral Metropolitana), no Centro de Campinas, será palco de um espetáculo teatral nesta sexta-feira, 6 de setembro, a partir das 16h. A Cia. Coletivo Cartográfico leva ao local encenações de“Instruções Para o Colapso”, peça criada na e para a rua. Trata-se de uma indagação das relações instáveis do cotidiano em grandes cidades, a partir do choque do corpo no asfalto. Uma investigação das relações de transformação, demolição, violência e construção insistentemente tecidas na malha urbana.
As integrantes do Coletivo Cartográfico compreendem a cidade como um sistema em constante mutação. A arquitetura, uma marca humana que supostamente sobreviverá ao homem, é também despida em sua fragilidade, a partir de demolições e construções. Dessa maneira é da própria natureza urbana exigir do homem um estar em constante necessidade de deslocamento e adaptação, não há descanso. O corpo urbano, portanto, partilha da paisagem e também é um campo arquitetônico móvel, apto a demolições e construções.
‘Instruções para o Colapso’ investiga paisagens e arquiteturas corpoespaciais como sistemas de significados que são construídos e reconstruídos a todo tempo, buscando novas possibilidades desse estar urbano impermanente. O trabalho investiga não apenas um corpo que dialoga com o espaço arquitetônico urbano dentro de uma linguagem de dança pré-determinada, mas, uma dança que se constrói no confronto direto com o prédio e o asfalto, na investigação de linguagem de movimento que aparece desse choque, criando uma fisicalidade demolível e reconstruível que proporcione paisagens movediças, arruinadas. Trata-se de uma dança disposta ao risco da atualidade da experiência urbana e suas surpresas e da abertura para a colisão com o chão e as paredes. Desta maneira, eliminam-se fronteiras entre arte e a vida, pois são as ações que criam os corpos na atualidade dos acontecimentos, os corpos das intérpretes e os corpos daqueles que assistem.
Serviço
Peça “Instruções Para o Colapso”
Data: 6 de setembro, sexta-feira
Horário: 16h
Local: Praça José Bonifácio (em frente a Catedral Metropolitana)
Intérpretes: Carolina Nóbrega, Fabiane Carneiro, Mônica Lopes
Direção: Coletivo Cartográfico
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre





