Começam nesta quinta-feira (20), as matrículas para a segunda etapa do ProJovem Urbano e estão disponíveis 250.933 mil vagas em todo o país. Para participar o jovem deve ter entre 18 e 29 anos, saber ler e não ter concluído o ensino fundamental (8ª série). No ato da matrícula é necessário somente apresentar a carteira de identidade ou a certidão de nascimento.
O Programa, com duração de 18 meses, oferece um curso que combina a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além de acesso à informática. O aluno que apresentar os trabalhos mensais e tiver freqüência de 75% às aulas receberá um auxílio de R$ 100,00 por mês.
O período de matrículas estabelecido pela Coordenação Nacional do ProJovem Urbano vai até o final de fevereiro de 2009 em 85 municípios e 23 estados. Dentro desse prazo, as cidades e estados estabelecem as datas para realizar as matrículas dos alunos. As aulas iniciam em fevereiro de 2009.
O ProJovem Urbano é coordenado pela Secretaria Nacional da Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência, e é uma reformulação do antigo ProJovem, que em três anos já matriculou mais de 237 mil jovens nas capitais e outras cidades do país. Nesse novo modelo, além da expansão do número de beneficiados, o programa estendeu a faixa etária dos beneficiados e abriu a possibilidade de matrícula para quem sabe apenas ler e escrever. Outra novidade é a possibilidade do aluno possuir vínculo formal de trabalho, o que não era possível anteriormente.
As informações sobre a matrícula podem ser obtidas na Central de Relacionamento do ProJovem Urbano. O serviço é gratuito, abrange todo o país e atende no número 0800 722 7777: de segunda à sexta, das 7h às 23h, e sábados e domingos, das 8h às 20h. As informações prestadas pela Central de Relacionamento são: locais e período de matrícula, data de início das aulas, documentação necessária para a matrícula, além de registrar reclamações e sugestões que serão respondidas pela Coordenação Nacional do ProJovem Urbano.
O programa é realizado e parceria com os governos estaduais e municipais e integra a Política para a Juventude do governo federal, do qual fazem parte três modalidades de ProJovem. A modalidade ProJovem Adolescente Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome) é voltado para os brasileiros entre 15 e 17 anos e tem como objetivo contribuir para o retorno à escola daqueles que abandonaram precocemente os estudos. O ProJovem Campo (Ministério da Educação) se destina aos jovens agricultores entre 18 e 29 anos, alfabetizados, mas que estejam fora da escola e não tenham concluído o ensino fundamental. Já o ProJovem Trabalhador(Ministério do Trabalho e Emprego) é dirigido para os jovens entre 18 e 29 anos, desempregados, matriculados no Ensino Médio, Fundamental ou em cursos de Educação de Jovens.
Maiores informações www.projovem.gov.br




