O diretor de Contabilidade e Orçamentos da secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Campinas, João Carlos Ribeiro, apresentou na manhã desta segunda-feira, dia 30 de setembro, o balanço fiscal com a demonstração e avaliação das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2013.
De acordo com os dados fornecidos na audiência, a cidade teve um aumento de 10,5% da sua arrecadação total, o que para o diretor representa uma superação das expectativas. “A arrecadação nos surpreendeu positivamente, nossa meta era de 6%, essa diferença é muito importante para a boa avaliação do atual governo”, ressalta Ribeiro.
Ribeiro apresentou os números dos balancetes de janeiro a agosto de 2013, demonstrando que do valor previsto para a receita anual de R$ 3.750,9 bilhões, foram atingidos um total de R$ 2.411,5 bilhões que correspondem a 64,3% da meta total.
Durante a audiência, o diretor de Contabilidade e Orçamentos também destacou a arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria (ICMS), que tiveram aumento respectivamente de 21,9% e 15,7% em relação ao mesmo período de 2012. “Esses impostos são de arrecadação exclusiva do município e refletem a dedicação do governo em manter as finanças em equilíbrio”, explicou.
O diretor informou aos vereadores presentes na audiência que a Prefeitura está com todos os pagamentos de fornecedores em dia, mantendo a credibilidade da cidade diante da busca por novos recursos. “Estar em dia significa atrair mais interessados em serem nossos fornecedores e assim aumentamos as possibilidades de lutar por melhores preços nas licitações, por exemplo,”, concluiu.
A audiência foi presidida pelo vereador e presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara Municipal de Campinas, Pastor Elias Azevedo (PSB) avaliou a demonstração das contas de maneira positiva para o crescimento da cidade. “A apresentação de hoje mostrou que o governo está não está apenas preocupado com metas, mas também com resultados. Tenho certeza que a cidade caminha para alcançar todos os objetivos de 2013”, avaliou.
Estiveram presentes também na audiência os vereadores Rafa Zimbaldi (PP) e Neusa do São João (PSD).