De acordo com pesquisa da NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), o número de roubos de cargas no País em 2012 foi o maior registrado nos últimos 15 anos. No ano passado, foram 14,4 mil crimes desse tipo, sendo que a metade ocorreu em São Paulo. A maioria 70% dos assaltos foram realizados nas áreas urbanas, ou seja, apenas 30% ocorreram nas estradas.
Os produtos mais visados são: cigarros, eletroeletrônicos, remédios e combustíveis e, o momento mais utilizado pelos criminosos para o roubo é quando os motoristas param para carregar ou fazer entregas.
Diante disso, as embarcadoras, transportadores e fornecedores precisam se preparar para evitar tantos prejuízos. A tecnologia vem para contribuir, por meio de diversas soluções, como a telemetria, que consegue acompanhar todo o processo de embarque e entrega. O gerenciamento de riscos também é um processo eficiente para entender os problemas e saná-los por meio de projetos específicos, que envolvem tecnologia e profissionais especializados em logística.
Fonte: Guia Marítimo





