Obras começaram nesta terça-feira, dia 12 de novembro
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) iniciou nesta terça-feira, dia 12 de novembro, a implantação de um equipamento de fiscalização eletrônica no Viaduto Miguel Vicente Cury. O radar ficará no trecho compreendido entre as avenidas João Jorge e Dr. Moraes Salles, no sentido bairro – Centro. “Precisamos aumentar o rigor no controle de velocidade no viaduto, para garantir que a boa qualidade do asfalto não faça os motoristas ultrapassarem os limites de segurança. É uma tática preventiva que vai coibir excessos e melhorar a prevenção de acidentes”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.
Estudos técnicos realizados pela Emdec apontaram que o local, mesmo devidamente sinalizado e com placa indicando a velocidade máxima regulamentada de 40 km/h, é palco de abusos praticados por alguns motoristas, que podem resultar em graves acidentes de trânsito. Para aumentar a segurança viária, nesse caso, a fiscalização eletrônica é o meio mais eficiente.
A implantação de radar no Viaduto Cury não irá aumentar o número de equipamentos e pontos de fiscalização no município, uma vez que a Emdec desativará um ponto fixo com menor potencial de acidentalidade.
Após redução nos pontos de fiscalização eletrônica, realizada pelo prefeito Jonas Donizete em abril, cumprindo compromisso de campanha, Campinas conta com um sistema de monitoramento eletrônico com 100 radares, sendo 50 medidores de velocidade fixos e 50 equipamentos de controle de avanço da fase vermelha do semáforo, parada sobre faixa de pedestres e velocidade. Os 100 equipamentos atuam, em sistema de rodízio, em 240 pontos. Anteriormente, eram 300 pontos de fiscalização.
O equipamento de radar no Viaduto Miguel Vicente Cury deverá ser totalmente implantado até o final desta semana. Antes do equipamento entrar em operação, ele ainda passará por aferição do Inmetro/Ipem.
Acidentes no Cury
Nos últimos meses, acidentes envolvendo veículos no Viaduto Miguel Vicente Cury chamaram a atenção da Prefeitura. Desde julho, cinco ocorrências tiveram repercussão na mídia. Em uma delas houve uma vítima fatal. Em quatro casos, veículos despencaram do viaduto.
Para o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Sérgio Benassi, “uma das principais missões, e desafio permanente da secretaria, é o disciplinamento do trânsito. A segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, motoristas profissionais, enfim, todos os atores do trânsito, durante os deslocamentos, é preocupação constante do prefeito Jonas Donizette. A vida é um bem de preço incalculável”.




