A comissão eleitoral do Conselho Gestor da APA – CONGEAPA, formada pelo presidente, Sebastião Carlos Torres, e os conselheiros Sandra Venâncio, Graça Gargantini e Antonio Carlos Poltronieri, se reuniram no dia 24 de fevereiro para análise das inscrições das entidades interessadas em participar das eleições de composição do novo colegiado para o biênio 2014/2016.
De acordo com o presidente do Congeapa, Sebá Torres, a comissão eleitoral fez a análise da documentação apresentada logo após o encerramento do prazo, com a publicação das entidades deferidas e indeferidas, prevista para ocorrer no dia 7 de abril no Diário Oficial do Município.
A Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável recebeu 24 inscrições de instituições, mas três foram indeferidas por não atenderem às exigências do edital. As entidades indeferidas tiveram até o dia 21 de março para apresentar o recurso.
Após apresentação dos recursos aceitos pela comissão, haverá a assembleia de eleição das entidades regularmente aprovadas, que deve acontecer no dia 22 de abril, com posse dos novos integrantes, no dia 29 do mesmo mês.
Ao todo, o conselho é composto por 27 conselheiros. São 19 vagas ocupadas pelos escolhidos nas assembleias e as demais oito cadeiras são ocupadas por nomeação pelos representantes da Prefeitura. A nova gestão ficará responsável pelo biênio 2014-2016.
Área de Proteção Ambiental
A APA de Campinas, criada pela lei 10.850, de 7 de junho de 2001, o Congeapa é formada pelos distritos de Sousas e Joaquim Egídio e pelos bairros rurais Carlos Gomes, Jardim Monte Belo e Gargantilha.
O Conselho possui caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador e tem por objetivo promover a participação autônoma e organizada da comunidade no processo de definição da políticas de desenvolvimento local e no acompanhamento de sua execução, conforme dispõe o Plano Diretor do Município de Campinas.
Na APA se concentra a maior parte das matas naturais de Campinas. Atualmente, há somente 2% de Mata Atlântica remanescente no município e 60% dela estão na Área de Proteção Ambiental.
Com 222 quilômetros quadrados de extensão, equivalente a 27% da área total de Campinas, a APA possui catalogadas 250 espécies de aves, 68 de mamíferos, 45 de anfíbios e 40 de répteis. Nas matas é possível encontrar macacos, tatus, tucanos, maritacas, capivaras, sabiás, além de animais ameaçados de extinção como a jaguatirica, a suçuarana, o sagui, a lontra e a paca.
Setores

As entidades que podem participar do Congeapa são representantes do chamado Segundo Setor, entre elas, da população residente, da população tradicional e dos proprietários de imóveis no interior da Unidade de Conservação.
O Terceiro Setor também é representado por meio de organizações da sociedade civil, comunidade técnica e/ou científica, Organizações não Governamentais ambientalistas, prioritariamente com atuação na Unidade de Conservação.




