33.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

CONSEG irá eleger nova diretoria somente em setembro

Data:

consegA Diretoria do Conselho de Segurança de Sousas e Joaquim Egídio deve chamar nos próximos meses, a eleição da nova diretoria. A diretoria é composta por presidente, vice-presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, e Diretor Social e de Assuntos Comunitários.

O CONSEG Sousas/Joaquim Egídio foi homologado em 19/08/13 e por força do Novo Regulamento da CONSEG, pela portaria CONSEG 01/2014, após o cumprimento de 12 reuniões ordinárias a contar da homologação deverá ser marcada novas eleições para composição de nova diretoria. Portanto, somente a partir da reunião de setembro/14 começa o processo eleitoral, com ampla divulgação à comunidade e inscrição da chapa.

Atual diretoria em Sousas e Joaquim Egídio
Segundo capitão Marcelo Roda de Magalhães, da 2ª Cia Polícia Militar de Campinas, o balanço dos últimos meses da atual diretora, foram positivos e ações locais foram discutidas e realizadas para a fluidez do trânsito e também a cobrança sobre a Prefeitura para a fiscalização dos alvarás de funcionamento dos inúmeros estabelecimentos do Distrito. E que a principal demanda foi a questão dos motociclistas que praticam off road em Joaquim Egídio, face a condução perigosa desses veículos.

Regulamento CONSEG
Os CONSEGs, Conselhos Comunitários de Segurança, são entidades de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança.

Segundo o Regulamento, as finalidades do Conselho são:
I – Constituir-se no canal privilegiado pelo qual a Secretaria da Segurança Pública auscultará a sociedade, contribuindo para que a Polícia Estadual opere em função do cidadão e da comunidade.
II – Congregar as lideranças comunitárias da área, conjuntamente com as autoridades policiais, no sentido de planejar ações integradas de segurança, que resultem na melhoria da qualidade de vida da comunidade e na valorização da missão institucional e dos integrantes da Polícia Estadual (Civil e Militar).
III – Propor às autoridades policiais a definição de prioridades na segurança pública, na área circunscricionada pelo CONSEG.
IV – Articular a comunidade visando a solução de problemas ambientais e sociais, que tragam implicações policiais.
V – Desenvolver o espírito cívico e comunitário na área do respectivo CONSEG.
VI – Promover e implantar programas de instrução e divulgação de ações de autodefesa às comunidades, inclusive estabelecendo parcerias, visando projetos e campanhas educativas de interesse da segurança pública.
VII – Programar eventos comunitários que fortaleçam os vínculos da comunidade com sua polícia e o valor da integração de esforços na prevenção de infrações e acidentes.
VIII – Colaborar com iniciativas de outros órgãos que visem o bem-estar da comunidade, desde que não colidam com o disposto no presente Regulamento.
IX – Desenvolver e implantar sistemas para coleta, análise e utilização de avaliação dos serviços atendidos pelos órgãos policiais, bem como reclamações e sugestões do público.
X – Levar ao conhecimento da Secretaria da Segurança Pública, na forma definida neste Regulamento, as reivindicações e queixas da comunidade.
XI – Propor às autoridades competentes a adoção de medidas que tragam melhores condições de vida à família policial e de trabalho aos policiais e integrantes dos demais órgãos que prestam serviço à causa da segurança da comunidade.
XII – Estimular programas de intercâmbio, treinamento e capacitação profissional destinados aos policiais da área.
XIII – Colaborar supletivamente com o Poder Público na manutenção e melhoria de instalações, equipamento, armamento e viaturas policiais da área.
XIV – Planejar e executar programas motivacionais, visando maior produtividade dos policiais da área, reforçando sua auto-estima e contribuindo para diminuir os índices de criminalidade.
XV – Propor à Pasta subsídios para elaboração legislativa, em prol da segurança da comunidade
XVI – Estreitar a interação entre as unidades operacionais das polícias, com vistas ao saneamento dos problemas comunitários em suas circunscrições.

Como se candidatar
Para ser membro efetivo, qualquer pessoa pode se voluntariar; ter idade mínima de 18 anos; residir, trabalhar ou estudar na área de circunscrição do CONSEG; não ter registro de antecedentes criminais; ser representante de organizações que atuem na área do Conselho e ser membro da comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363