Hoje o volume diário de tráfego na via Expressa Heitor Penteado, único acesso que liga o distrito à Campinas, é de 50 mil veículos nos dois sentidos.
O andamento das obras de prolongamento da Avenida Mackenzie já estão com 90% de conclusão da terraplanagem, e quase 50% de drenagem, com conclusão acima do previsto no cronograma divulgado pelas empresas responsáveis.
Realizada pelas empresas Rossi, Grupo Garnero e THCM, com investimento total esperado de R$ 62 milhões, a avenida está sendo projetada para ser novo acesso ao distrito de Sousas, que hoje é feito apenas pelo corredor da Avenida Heitor Penteado. Com essa extensão da Avenida Mackenzie novas linhas de ônibus coletivos serão criadas e auxiliaram na melhoria do transporte público ao distrito.
Segundo posicionamento da empresa Entreverdes Urbanismo, com a finalização da obra, a cidade de Campinas também irá ganhar uma ciclovia de aproximadamente 6,5 quilômetros, que será construída no canteiro central da avenida e contará com iluminação própria e sinalização específica.
A Entreverdes informa que as empresas estão contando com o auxilio de uma outorga que autoriza a utilização de água das bacias próximas, para andamento das obras na região, e garante que a utilização está sendo feita de maneira racional e comedida.
Área de Preservação Ambiental
A extensão da Av. Mackenzie cumpre as exigências do Plano de Gestão APA (Área de Preservação Ambiental) de Sousas, que contempla a conservação de todo o patrimônio natural e cultural da região de Joaquim Egídio, e dos bairros rurais Carlos Gomes, Jardim Monte Belo e Gargantilha. “Uma equipe de profissionais e empresas especializadas foram contratadas para fazer o acompanhamento e o monitoramento da fauna e da flora e, também, de toda a obra no que se refere à prevenção, relata Valdemar Gargantini Júnior, CEO da Entreverdes Urbanismo.
O projeto tem como proposta trazer benefícios diretos ao ecossistema do local, como a plantação de mais de 9.500 mudas de espécies nativas e a criação de corredores de fauna, que hoje é interrompido pela estrada CAM-10. “Outro ponto importante é que tudo está alinhado com os Planos de Ocupação do Ribeirão dos Pires e do Córrego São Quirino, elaborados para garantir o desenvolvimento sustentável da região e a preservação ambiental e hidrológica”, menciona Valdemar.
Trajeto
Hoje o volume diário de veículos na Via Expressa Heitor Penteado, único acesso que liga o distrito à Campinas, é de 50 mil nos dois sentidos. A conclusão da Avenida Mackenzie vai proporcionar o acesso mais cômodo à Sousas e toda sua região, criando uma nova alternativa de trânsito no distrito, usado hoje pela Avenida Heitor Penteado. A obra tem início atrás da loja Leroy Merlin e seguirá até se encontrar com a Avenida Mário Garnero.