O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Denis Andia, foram eleitos na manhã desta quarta-feira, 25 de fevereiro, respectivamente, presidente e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A eleição se deu por aclamação e aconteceu durante a reunião do colegiado, no município de Holambra.
Jonas assume o cargo ocupado anteriormente pelo prefeito de Holambra, Fernando de Godoy; e Andia, assume a vice-presidência no lugar da prefeita de Sumaré, Cristina Carrara. Segundo o regimento do Conselho, os mandados são de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Na ocasião, foram aprovados também os nomes dos prefeitos de Valinhos, Clayton Machado; de Morungaba, Beto Zem; e de Itatiba, João Fatori, para compor o Conselho de Orientação do Fundocamp.
Jonas se disse feliz por assumir o cargo e pediu a colaboração dos outros prefeitos para fazer uma boa gestão pela RMC e dar continuidade aos trabalhos já iniciados pelo Conselho.
Entre as prioridades elencadas por Jonas estão a questão da renovação da outorga do Sistema Cantareira, a ser realizada este ano; as ações na área da saúde, principalmente o combate ao mosquito da dengue e a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Metropolitano.
“A água é uma questão prioritária neste momento e temos que fazer valer a força da região dentro do Estado de São Paulo”, disse o prefeito de Campinas.
A atração de novas empresas para a região, além de melhorias nas áreas de transporte, segurança e geração de empregos, também foi citada como meta do Conselho de Desenvolvimento da RMC.
Logo após ser empossado, como primeiro ato de presidente do Conselho de Desenvolvimento, Jonas passou para os colegas prefeitos assinarem um documento (protocolo de intenções) que tem por objetivo a realização de um inventário de emissões de gases de efeito estufa com recorte regional, para todas as cidades da RMC.




