Produtos \”Quero Te Ver\” serão comercializados visando angariar fundos para os trabalhos desenvolvidos pelo BOC para transplantes de córnea
\”Quero Te Ver\” é o slogan da campanha promovida pelo Banco de Olhos de Campinas (BOC), cuja edição 2005 será lançada nesta segunda-feira (dia 13 de dezembro), dia de Santa Luzia, padroeira da Visão. Produtos com a marca \”Quero Te Ver\” como camisetas, bonés, estojos para óculos e necessàries serão apresentados para comercialização nos estabelecimentos que firmarem parceria com o BOC, com o intuito de angariar fundos para os trabalhos desenvolvidos pela entidade para transplantes de córneas. No lançamento estarão presentes 22 oftalmologistas da cidade, a diretoria do BOC, além das empresas Sola-Optical e Ótica Ateliê das Lentes, que já são parceiras da campanha.
O BOC tem 23 anos de atuação na cidade e tem o objetivo de prestar serviços na prevenção à cegueira, assistindo pessoas portadoras de deficiência visuais, captação, distribuição e transplante de córnea, exames oftalmológicos, banco de óculos (armações), além de realizar trabalhos de pesquisa e treinamento para aperfeiçoamento técnico na área. Realiza ainda, campanhas de conscientização acerca dos problemas de visão e, também, a divulgação sobre a importância da doação de córnea e esclarecimentos à população. \”Somos uma referência na área da oftalmologia de Campinas que, desde 1920, quando aqui criou-se o primeiro centro oftalmológico do País, o Instituto Penido Burnier, é conhecida como uma cidade pioneira da área\”, afirma a presidente da entidade Maria Letícia Barros e Gonçalves.
No último ano de 2003, 160 córneas (80 pares) foram recebidas pelo BOC. Isso garantiu a média de 13 córneas/mês na cidade de Campinas que foram disponibilizadas para transplantes. \”Precisaríamos chegar na média de 30 córneas/mês para diminuir o tempo de espera de quem precisa de um transplante, que costuma demorar de 9 a 10 meses; por isso é muito importante para nós que as pessoas conheçam nosso trabalho e se solidarizem com quem precisa de uma córnea\”, diz o Diretor Técnico, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto. O médico diz que pesquisas apontam que se fosse possível captar todas as córneas de pessoas que falecem no País, a fila acabaria em quatro dias.
O BOC tem parceria com o Sistema Funerário de Campinas – SETEC e, desde então, a entidade tem sua sede localizada na Setec, onde funciona a Unidade Técnica (captação – abordagem dos familiares dos falecidos para a doação de córnea). O Banco de Olhos também mantém outra Unidade Técnica na Irmandade Misericórdia de Campinas (Hospital Irmãos Penteado) e uma sede administrativa, na avenida Campos Sales, 890, 16º andar, no Centro. O telefone para contato é (19) 3234.1637.
Banco de Olhos de Campinas lança Campanha
Data: