27.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Corsini fecha atendimento à adultos com HIV

Data:

Área de atendimento adulto
Área de atendimento adulto

O Centro Corsini de Campinas, referência nacional e internacional no tratamento de pessoas com HIV, vai suspender o atendimento a pacientes adultos. Dificuldades financeiras e a queda de 30% nas doações levaram a entidade a essa decisão. A partir de agora, somente crianças vão continuar sendo atendidas. O presidente da instituição garantiu, no entanto, que nenhum paciente vai ficar sem atendimento de imediato.

O custo para manter todo o atendimento é de quase R$ 250 mil por mês.  E a renda não passa dos R$ 170 mil, segundo a presidência do Corsini, que diz que a conta há muito tempo não fecha, apesar do empenho da entidade. De acordo com ele, as doações caíram.

O Corsini foi fundado em 1981 como um centro especializado para atender pessoas com HIV. Alguns anos depois o centro abriu uma segunda unidade, um abrigo para crianças. Foi para manter o abrigo que o conselho decidiu encerrar o ambulatório. Na década de 80 o espaço recebia crianças com HIV. Hoje a realidade é outra e o abrigo acolhe cerca de 20 menores afastados das famílias por decisão da Justiça, a maioria tem algum problema de saúde grave.

Ate setembro o ambulatório adulto deve encerrar as atividades . Funcionários serão dispensados e os 500 pacientes atendidos hoje serão encaminhados para outros centros de apoio. A prefeitura de campinas garante que vai receber os pacientes em outros locais de atendimento público, mas organizações envolvidas com o tema questionam a capacidade de atendimento. Até que seja concluído o processo de transição, o centro continua fornecendo as medicações normalmente.

A prefeitura de Campinas informou que já está mantendo contato com o Centro Corsini para absorver as demandas com o mínimo de impacto para os pacientes. Além do serviço oferecido pelo centro de referência DST/Aids, do município, o HC da Unicamp e o Hospital Celso Pierro também poderão dar assistência aos pacientes.

Unicamp informou que já atende mil portadores de HIV e que o hospital está estudando o que pode ser feito em relação aos pacientes do Corsini. O ambulatório de infectologia Celso Pierro disponibiliza  500 atendimentos por mês, as consultas  dependem do encaminhamento dos postos de saúde. Já no centro de referência DST/Aids acompanha hoje 3000 pessoas.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Observatório ficará aberto na sexta, no domingo e no feriado de segunda

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto ao...

Receita Federal apreende 450 quilos de cocaína no Porto de Santos

  A atuação da Divisão de Vigilância e Repressão ao...

Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região de Campinas

  Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região...

Garotinho, ex governador do RJ foi preso hoje

  O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR)...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363