
O barbeiro e remador Rubens Godoy, de 84 anos, popularmente chamado de “Seu Rubens”, morreu e foi enterrado na terça-feira (5) no Cemitério de Sousas, após sofrer complicações no sistema respiratório e nos rins. Ele estava internado no Hospital Dr. Mario Gatti depois de uma cirurgia no fêmur.
A história e o zelo de Seu Rubens com o rio, a principal fonte de abastecimento público de Campinas (95% da cidade dependem da captação do Atibaia), deram-no o crédito de protetor do rio. Ele estava à frente do mutirão Reviva Atibaia, responsável pela limpeza do rio e entrega de mudas nativas.
Em novembro de 2010, o Jornal Local noticiou um dos percursos de Seu Rubens pelo Atibaia, em Sousas. À época, ele encontrou dois sacos pretos poluindo as águas e devido ao peso dos objetos teve dificuldade para levá-los à margem do rio. “Cheguei a pensar que tinha até um cachorro dentro, igual eu encontrei outra vez”, disse ele. Dentro dos sacos havia bolas de isopor em uma manta de couro que “desenhavam” um “puf”.
A diretora-executiva do Jornal Local, Sandra Regina Venâncio, ressaltou o vínculo de Seu Rubens com a natureza.
“O seu Rubens era uma pessoa muito conhecida pelo seu trabalho incansável em favor do meio ambiente e era o guardião do Rio Atibaia. Sem dúvida uma grande perda para a sociedade”, comentou.




