
Depois das fortes chuvas registradas na última semana em Campinas, a Defesa Civil começou a instalar nesta segunda-feira (18) um sensor de alerta no Rio Atibaia para avisar moradores e autoridades sobre a iminência de enchentes e alagamentos na região central de Sousas.
O aparelho é colocado às margens do rio e quando o Atibaia atingir a cota de extravasamento, uma sirene – a ser instalada em frente ao prédio da Subprefeitura -, apitará e uma luz amarela avisará moradores e autoridades que em 40 minutos a água deve tomar as ruas do distrito.
A ideia, segundo agentes da Defesa Civil, é dar tempo hábil para a mobilização de viaturas e remoção de famílias de áreas de risco. A expectativa é que até esta terça-feira o equipamento seja colocado.
Conforme os agentes, a medida acontece depois da chuva de sexta-feira (15). A água subiu até a praça nas imediações da Subprefeitura e o risco de enchentes voltou a ameaçar moradores.
O Jornal Local mostrou na sexta-feira que as chuvas aumentaram em 1689% a vazão do Rio Atibaia em relação a janeiro de 2015, passando de 4 m³/s para 71,6 m³/s.
O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), detectou que nas duas primeiras semanas de janeiro já choveu 220,9 milímetros (mm), o equivalente a 79% do esperado para o mês em Campinas.
(Por Paulo Medina)




