18.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

Lenda do “Boi Falô” é revisitada em Barão Geraldo

Data:

lenda-boi-falo-barao-geraldo-campinasA tradicional festa do Boi Falô movimenta o distrito de Barão Geraldo, em Campinas, nesta sexta-feira (25), com uma série de atividades. A programação começa às 9h, na Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, localizada na Rua Jerônimo Pátaro s/nº. A comemoração, realizada há mais de 20 anos, é organizada por moradores da localidade, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Subprefeitura de Barão Geraldo. A expectativa é de reunir 2,5 mil pessoas.

Além das homenagens ao boi, o ponto alto da festa é a distribuição, gratuita, de macarronada com molho de tomate. O alimento é abençoado por um padre, no local, antes de ser servido. Os ingredientes são doados pela população. Na programação musical, o público poderá conferir o grupo de Violas Campinas, Paula Nunes e Zé Capitão e o grupo de Teatro Savuru.

A lenda

A lenda do Boi Falô nasceu em 1888, na fazenda Santa Genebra, de propriedade do Barão Geraldo de Rezende. Um dos escravos que trabalhava nas plantações de cana-de-açúcar e café foi obrigado pelo capataz a ir ao pasto e atrelar um boi para arar a terra, em uma sexta-feira santa.

Esse escravo, chamado Toninho, um rapaz franzino e muito obediente, foi então colocar a canga no animal, que estava deitado sob uma frondosa árvore. Por mais que o escravo insistisse, o boi não saia do lugar. Neste momento o animal olhou para o escravo, deu um mugido alto e disse: “hoje é dia santo, é dia do Senhor, não é dia de trabalho”. O escravo saiu correndo para sede da fazenda, gritando: “o boi falô, o boi falô!”

Segundo a lenda, o capataz ainda teria tentado castigar Toninho pela insubordinação, mas ele correu para a Casa Grande à procura do Barão Rezende que, ao ouvir seu relato, teria lhe dado razão e ordenado que ninguém trabalhasse naquele dia.

O escravo passou a trabalhar dentro da casa por muitos anos, até sua morte, e, em consideração aos seus bons serviços, acabou sendo enterrado junto ao túmulo do Barão, no Cemitério da Saudade, em Campinas.

A lenda faz parte do folclore do Distrito de Barão Geraldo. O túmulo do escravo Toninho é um dos mais visitados no dia de Finados, principalmente por aquelas pessoas que querem alcançar uma graça.

Boi Falô

Quando: sábado (25), a partir das 9h

Onde: Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende (Rua Jerônimo Pátaro, s/nº. Centro de Barão Geraldo)

Entrada gratuita

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363