
O Distrito do Ouro Verde, criado em 2015 por meio de lei do vereador e atual presidente do Legislativo Rafa Zimbaldi (PP) com votação unânime da Câmara Municipal de Campinas, agora conta com subprefeitura.O prédio localizado na Rua Armando Frederico Renganeschi, 197, foi inaugurado no último sábado (30/4) e levará benefícios a cerca de 230 mil moradores dos 140 bairros do distrito.
“A abertura da subprefeitura consolida o processo que iniciamos em 2009 na Câmara, quando após conversas com diversos líderes da região criamos a Comissão de Estudos para analisar a viabilidade dos distritos do Ouro Verde e Campo Grande. Depois, coletamos as assinaturas de milhares de pessoas para provocar o plebiscito que aprovou os distritos e, no ano passado, este processo chegou ao fim quando o TSE oficializou a Câmara do resultado do plebiscito e, por meio de projeto de lei, criamos o distrito”, diz Rafa, que representou a Casa na cerimônia de abertura.
Além dele, estiveram presentes 15 vereadores: Gilberto Vermelho (PSDB), Campos Filho (DEM), Edison Ribeiro (PSL), Pastor Elias (PSB), Jeziel Silva (PP), Zé Carlos (PSB), Paulo Galtério (PSB), Cidão Santos (PROS), André Von Zuben (PPS), Carmo Luis (PSC), Marcos Bernardelli (PSDB), Vinicius Gratti (PSB), Aurélio Cláudio (PMB), Jota Silva (PSB) e Canário (SD).
A subprefeitura, que fica bem próxima ao Terminal Ouro Verde, já está funcionando segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, com aproximadamente 70 servidores e uma frota de 20 veículos à disposição – o dobro do que possuía a Administração Regional 12. Com isso, a expectativa de atendimento a serviços como a solicitação para se fechar um buraco de rua, por exemplo, que até então levava de uma semana a dez dias, deverá levar de dois a três dias.
“Mas os benefícios vão bem além disso: a subprefeitura tem o maior Agiliza Campinas da cidade, oferecendo serviços do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (Cpat), Porta Aberta, Departamento e Proteção ao Consumidor (Procon), Sanasa, Secretaria Municipal de Urbanismo, Vigilância Sanitária, Emdec, Secretaria da Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, 156 e Protocolo Geral. Com isso, toda aquela população que antes precisava atravessar a cidade e muitas vezes perder um dia de trabalho para resolver uma questão simples, agora pode fazer isso no próprio distrito. Ou seja, mais do que a consolidação do distrito em si, a subprefeitura é uma consolidação dos direitos dos moradores toda a região”, pontua Rafa.
O presidente da Casa acrescenta que o Legislativo está monitorando o requerimento protocolado no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo feito em 16 de março para abertura de um cartório em cada distrito. Além disso, também já foi autorizada pelo governo uma base dos bombeiros que atenda as duas regiões com três viaturas e estão sendo solicitados um Poupatempo para atender os dois distritos e a abertura de uma alça de acesso para a Rodovia dos Bandeirantes.
No próximo dia 14 de maio, será inaugurada a subprefeitura do distrito do Campo Grande.




