Os amores perdidos, as reconciliações improváveis, intrigas amorosas, o adeus sem aviso prévio sempre fizeram parte da temática de Edson & Hudson. Mas, passados 28 anos de carreira, iniciada quando os dois ainda eram meninos de calças curtas, a despedida desta vez vem em outro tom. Agora são eles que dão seu adeus aos fãs do rodeio de Jaguariúna, no próximo dia 9 de maio, na forma de duo, para mais adiante, a partir de 1º de janeiro de 2010, darem prosseguimento à carreira, cada um no seu próprio quadrado.
Mas a separação ocorre sem traumas, sem brigas, sem mágoas. E, de forma inédita, é a primeira separação, ao menos na seara sertaneja, que vem com trilha sonora – o CD e DVD “Edson & Hudson – A Despedida”, que chega às lojas através da EMI Music do Brasil.
Gravado ao vivo em estúdio, o trabalho traz uma safra de 15 canções, cheirando a tinta, que certamente vai deixar saudade no imenso fã-clube que a dupla conquistou em todo o País e que, de 2010 em diante, certamente estará prestigiando os dois irmãos, independentemente do diapasão em que cada um tocar suas respectivas carreiras.
O making of do DVD mostra toda a emoção da gravação, feita ao vivo em estúdio, mas com a mesma pegada que os dois têm quando estão diante de milhares de fãs. Também nos extras estão fotos de várias fases da dupla, inclusive de quando eles viajavam pelo Brasil trabalhando em circo com o pai deles, Jerônimo Cadorini, o palhaço Beijinho, fazendo estrepolias e soltando a voz.
Em uma separação anunciada, claro, não há clima para melodrama ou lágrimas aos borbotões. Nada mais justo então que abrir o CD com uma pegada bem pra cima como se ouve em ‘Tudo é Paixão’ (Edson – Flavinho – Giuliano), perfeita para animar os bailões sertanejos Brasil afora. A letra, aliás, soa como uma declaração de amor aos fãs que vem bem a calhar para esse momento decisivo na trajetória da dupla: “Maravilhoso é ver vocês de novo/ Arrepiado vibro de emoção/ Numa só voz a gente canta junto/ Unidos corpo, alma e coração.” A segunda faixa, ‘Nasci pra te amar demais’ (Edson / Flavinho/ Maurício), tem também um título que define a relação que os dois estabelecem com cada um de seus admiradores, embora enverede para a seara romântica. “Eu já descobri que o destino/ Pra sempre é te amar demais/ Mas essa distância traz/ Mais de mil motivos pra chorar”, diz o apaixonado desta história de amor derramado.
A exemplo da primeira faixa, outras duas também falam (direta ou indiretamente), do universo no qual os irmãos estão desde pequenos. Uma delas é ‘Aumenta o som / radio’ (Edson / Felipe), em que um locutor de rádio – este eterno parceiro de trabalho de Edson & Hudson – acaba sendo tratado, por estabelecer a “sintonia certa do amor”, quase como cúmplice em um caso de paixão mal correspondida. Já ‘Vem também (What’s Your Name)’, que fecha o disco, é o convite para que o público saia das cadeiras e entre no clima da festa. A faixa é uma versão de Hudson e Brandoff para um sucesso gravado pelo Lynyrd Skynyrd em 1977 (a canção original é de Gray Robert e Ronnie Van Zant, integrantes da celebrada banda americana).
Afinal, o clima é de despedida, mas sempre com muita música. Esta sempre foi, é e continuará sendo a língua de Edson e Hudson Cadorini, desde que eles se conhecem por gente.
As baladas do amor que não mede consequências não poderiam ficar de fora desta trilha sonora. A começar por ‘Pra não chorar’ (Edson / Flavinho), que os fãs já vêm ouvindo nas rádios do país. O enredo fala de um cara que, pra tentar esquecer um grande amor, parte em vão para outro relacionamento. “E alguém chorou também/ Por que o amor traz tanta dor/ Por que é que tem que ser assim/ Te mandei embora e agora imploro pra voltar pra mim”, conclui ele, desolado.
Difícil, igualmente, sair ileso da mensagem de ‘Frio da Madrugada (Hudson / Vinicius X/ Gui), outro petardo romântico para apaixonado nenhum botar defeito. “Não me deixe aqui sozinho sem amor no frio da madrugada/ Ouvindo a voz do vento sussurrando o seu nome na calada”, cantam os dois, embalados por uma das melhores melodias do disco. Esta é também uma das faixas em que Hudson, que assina os arranjos do trabalho, faz sua guitarra chorar com mais sentimento.
Outras faixas em que a paixão dá as cartas são ‘Roupas no armário’ (Hudson – Larissa), ‘Deixa eu chorar’ (Edson / Flavinho / Luiz Felipe), ‘Presente do céu’ (Edson / Wagner Mendes) e ‘Uma lágrima no olhar’ (Edson / Flavinho). Outra canção irresistível é ‘Foi você que trouxe’, outra versão assinada por Hudson e Brandoff, desta feita sobre uma ‘baladaça’ original de MIck Jones, que o grupo britânico Foreigner emplacou nas paradas em 1985.
Mas, como já se disse aqui, a “Despedida” de Edson & Hudson tem clima de festa, de farra e de alegria. E isso há de sobra, por exemplo, no forró ‘Comendo um filé’ (Edson / Flavinho / Henrique Marx), faixa que traz como convidado especial ‘Markynhos Ulyian’, a mão que balança o acordeon e a gaita-ponto no grupo gaúcho ‘Tchê Garotos’.
O mesmo clima se aplica ao acelerado country rock ‘Trope’ (Edson / Favinho), que certamente vai incendiar as brincadeiras sertanejas do ‘interiorzão’ brasileiro. Porque, como os manos aconselham já na abertura de seu CD, a ordem é unir-se na canção deles de corpo, alma e coração… Porque o show já começou!!!
Serviço:
O Que: 21º Jaguariúna Rodeo Festival
Show: Edson & Hudson – dia 9 de maio
Onde: Av. Antartica, 1530 – Jaguariúna/SP
Ingressos: Vendas através do site ‘Ingresso Rápido’, em até três vezes
no cartão, inclusive ticket de estacionamento ou nos pontos de venda
(relação www.rodeiodejaguariuna.com.br)




