33.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

PM e Civil intensificam cerco contra furto de gado em área rural

Data:

reuniao-area-rural-joaquim-egidio
Reunião aconteceu no salão da subprefeitura de Joaquim Egídio

Cerca de 70 pessoas compareceram na noite do dia 10, em reunião extraordinária do Conselho de Segurança (CONSEG), no salão social da subprefeitura de Joaquim Egídio. O objetivo foi implantar o Programa da Vizinhança Solidária e traçar estratégias com a Polícia Civil e Militar para melhorar a segurança nas áreas rurais e combater os últimos incidentes de furtos de gado nas fazendas.

Compareceram na reunião, a convite do Conseg, o secretario da Segurança Pública de Campinas Luiz Augusto Baggio, o delegado Dr. José Roberto Rocha Soares, o comandante da Polícia Militar Márcio Massarante, Eduardo Precáro presidente do Conseg, subprefeito de Joaquim Egídio Marcelo Duarte, inspetor da Guarda Municipal Boldrin e o subprefeito de Sousas Mauro Cavo.

Segundo o Dr. Rocha, a Polícia Civil está investigando a ação de uma suposta quadrilha que vem agindo principalmente em fazendas da região dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. O alvo são as cabeças de gado e a suspeita é de que quadrilhas de outras cidades próximas aos distritos estejam agindo. Segundo o delegado, os criminosos matam os animais no pasto, separam a cabeça e as patas, que acabam ficando no local e levam o restante em grandes pedaços. A carne provavelmente esteja sendo comercializada em açougues de Campinas e cidades vizinhas. Causando um grande problema do consumo de carne clandestina colocando em risco à saúde dos consumidores.

Dr. Rocha destaca a ação do Conseg de Sousas e Joaquim Egídio, na organização dessa reunião como início da uma nova era para segurança na região. “O Conseg de Sousas e Joaquim Egídio são os mais ativos, e a gente percebe o interesse das pessoas em participar e discutir a segurança nos bairros”, completa.

De acordo com o subprefeito de Joaquim Egídio Marcelo Duarte, ele está tratando com o Secretário de Segurança a instalação de câmeras na região do Observatório e Fazenda Santa Maria, áreas onde há registros de incidentes de furto de gados.

O capitão Márcio Massarante da Polícia Militar acredita que uma comunicação mais rápida via whatsApp, possa assessorar a polícia e a Guarda Municipal com informações dos fazendeiros para esse novo tipo de delito. “Quando a comunidade se organiza e ajuda nas informações, como anotar a placa do veículo, a descrição do vestiário do suspeito, a polícia consegue agir com mais eficiência. E isso é possível através do Programa Vizinhança Solidária, implantado nos bairros da região”, finaliza.

O secretario Baggio prometeu traçar um plano específico para cada região dos distritos. “Sousas e Joaquim Egídio tem particularidades e precisa de um olhar diferenciado para cada região. Em relação às câmeras quanto mais informações pudermos capturar, melhor será a eficiência do sistema, que terá um o maior número de imagens para analisar e, assim, aumentar sua capacidade no combate ao crime”, explicou o Secretário.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Entorno do Terminal BRT Santa Lúcia recebe novos semáforos e travessias de pedestres

Equipamentos entram em operação na sexta-feira, 20 de setembro,...

Transporte Público: linha 240 será reforçada e terá novos horários, a partir de quinta, 19/09

A linha 240 (Jardim Garcia/Shopping Dom Pedro) terá reforço na frota e novos...

CPAT faz seleção para 180 vagas de emprego em novos restaurantes nesta terça, 17

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas...

Mais um dia de combate ao fogo em Sousas e Joaquim Egídio pelos Bombeiros

A Prefeitura de Campinas apoiou o Corpo de Bombeiros...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363