A PM alega não ter demanda suficiente para mais policiamento nos distritos
A reunião do CONSEG (Conselho de Segurança) realizada no salão da subprefeitura de Joaquim Egídio no dia 21 de maio, não conseguiu chegar a um consenso favorável para os moradores e comerciantes dos dois distritos.
Estiveram presentes na reunião, o presidente do CONSEG, Thomas Cavalaro, o subprefeito, Paschoal, a Guarda Municipal representada por Márcio José Boldrin, o Capitão e Comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, Carlos de Oliveira Guadalin e o novo delegado de Sousas, Renato Lauer, além de três vereadores.
Segundo a Guarda Municipal o policiamento é feito normalmente e ele pede aos moradores que acionem a polícia, quando houver algum movimento estranho ou até mesmo se observar algum veículo suspeito. “A área dos distritos é grande, são 200km² só de área rural, então fica difícil dar conta de fazer todo o patrulhamento, muitas vezes a viatura passa e o morador não a vê, mas ela está circulando”, declarou Boldrin.
Uma comerciante de Joaquim Egídio, sugeriu que a Guarda Municipal ao passar poderia acionar o giroflex ou a sirene, assim os moradores ficariam mais tranquilos sabendo que a ronda está sendo feita. Boldrin alega que esse procedimento pode atrapalhar o trabalho, pois se houver um bandido, ele pode fugir ou se esconder. “Estou apenas pedindo segurança pelas nossas vidas”. Desabafou a moradora em prantos.
Os distritos tem apenas duas viaturas, uma faz ronda escolar e fica até as 23h30. O capitão Guadalin da Polícia Militar afirma que quantos mais ocorrências forem registradas na Delegacia, os distritos podem ganhar mais viaturas, por isso da importância de se registrar as ocorrências. “A Polícia Militar trabalha com estatísticas. Sou responsável por dois distritos, do Taquaral e de Sousas e Joaquim Egidio. O do Taquaral é a área mais problemática ao se comparar os índices criminais dos distritos. A demanda de ocorrências no Taquaral é infinitamente maior, se há uma ocorrência por lá, temos que disponibilizar uma das duas viaturas que fazem ronda nos distritos” conclui o capitão.
O Conseg conseguiu a doação de quatro bicicletas para o patrulhamento, eles entrarão nas trilhas e nos principais corredores e terá um trabalho interrupto.
Caroline Nunes




