33.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Evento nacional reuniu escolas católicas em Aparecida

Data:

V Encontro de Escolas Católicas abordou ações para uma cultura de paz
V Encontro de Escolas Católicas abordou ações para uma cultura de paz

 

Representantes de 130 escolas cristãs do Brasil se reuniram entre os dias 4 e 6 de abril, em Aparecida (SP), para discutir os projetos, desafios e conquistas das escolas católicas no país. Dentro de um evento voltado às entidades conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, leigos e consagrados debateram sobre “Carisma e Negócio” com o objetivo de fortalecer as atividades educacionais e fomentar uma cultura de paz. Cerca de 20 estados brasileiros estiveram representados no encontro, que ocorreu no Hotel Rainha do Brasil. O evento foi promovido pela Editora Positivo.

A historiadora, especialista em Ensino Superior pela UP, e em História da Arte Renascentista pela Academia de Florença (Itália), Lysvania Villela Cordeiro, coordenadora editorial da Editora Positivo, explicou sobre a importância do evento ao falar sobre a necessidade da integração da comunidade escolar em prol de uma sociedade mais justa, agregadora e menos preconceituosa, especialmente em relação às questões que envolvem o tema religião no Brasil da atualidade. Segundo ela, partindo da premissa que a discriminação se instala como fruto do desconhecimento e do medo, o objetivo do Ensino Religioso nas escolas é levar conhecimento, compreensão e aceitação das diversas religiões e práticas religiosas. “Só assim podemos ter a esperança de uma sociedade mais harmônica e inclusiva”, ressalta.

O mesmo acredita o Padre José Alves de Melo Neto, mestrando em teologia e educação e um dos palestrantes convidados que participou do evento: “é preciso conhecer para respeitar”.  Para ele, na perspectiva da diversidade cultural, religiosa e dos direitos humanos, o Ensino Religioso não pode ser concebido como ensino de uma religião ou das religiões na escola. Segundo ele, o estudo dos conhecimentos religiosos assegura a promoção e a defesa da dignidade humana. “A disciplina busca desconstruir significados e experiências colonialistas, reconstruindo atitudes de valoração e respeito às diversidades, ao mesmo tempo em que instiga a problematização das relações de saberes e poderes de caráter religioso, presentes na sociedade e respectivamente no cotidiano escolar”.

A diretora pedagógica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi, argumenta que, no contexto atual, caracterizado pela difusão de novas linguagens tecnológicas que ampliam os canais de acesso à informação, o papel da escola cristã se expande e toma novos contornos. Assim, além de promover a reflexão sobre o perfil e a função das escolas cristãs no cenário atual, fortalecendo-as tanto no aspecto do carisma, como no de negócio, o encontro teve o papel de renovar a paixão pelo ato de educar.  “O evento cumpriu seu objetivo de discutir qual  o papel da escola cristã na educação, reforçando o respeito às diversidades no cotidiano escolar e além dele”, concluiu.

Setor

As 130 organizações que participaram do V Encontro de Escolas Católicas respondem por cerca de 58 mil alunos no Brasil. Dados da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) – que congrega instituições mantenedoras de estabelecimentos confessionais católicos de educação em todos os níveis, graus e modalidades -, mostram que, atualmente, existem no país cerca de 430 mantenedoras, 2 mil escolas, 130 instituições de ensino superior e 100 de obras sociais, totalizando 2,5 milhões de alunos atendidos e aproximadamente 100 mil professores e funcionários representados.  

Pluralidade

Além de apresentar painéis sobre os cenários e perspectivas da educação brasileira, o V Encontro de Escolas Católicas contemplou uma série de debates e momentos de formação que envolvem temas como diversidade e formação religiosa, escola e família, trabalhos pastorais e campanha da Fraternidade. Uma mesa-redonda chamada “para além das fronteiras do ensino religioso na escola”, mediada pelo Professor Sérgio Junqueira, Pós-Doutor em Ciência da Religião e líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião, também promoveu o diálogo inter-religioso.

Participaram desta mesa o Rabino Pablo Berman (da Sinagoga Beit Yacoov e líder espiritual do Centro Israelita do Paraná); o professor de Sociologia e Teologia da Faculdade Leocádio José Correia (Falec), Rui Simon Paz; o coordenador de Pastoral do Colégio e Faculdade Bagozzi, Pe. José Alves de Melo Neto; o doutorando em Geografia da Religião pela UFPR, Elói Correa; e o pastor Ênio Starosky, diretor dos Colégios Luteranos de São Paulo e doutorando em Ciências da Religião pela Umesp.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...

Ceprocamp está com inscrições abertas para o curso Técnico em Química

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) está...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363