A Secretaria de Estado da Saúde realiza amanhã, 19 de junho, em todo o Estado, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Em São Paulo, devem ser imunizadas cerca de 2,9 milhões de crianças com menos de cinco anos, o que representa 95% dos 3,06 milhões de paulistas nesta faixa etária.
Na capital, a abertura da campanha acontecerá no Parque do Ibirapuera, onde foi montado o circo do Zé Gotinha. Das 9h às 14h, as crianças poderão participar de atividades como pintura facial, escultura de bexigas além de brincadeiras com cachorro adestrado, palhaços e malabaristas.
Nesta primeira fase da campanha, serão mobilizados 16.499 mil postos fixos e volantes em todo o Estado, que irão funcionar das 8h às 17h. A campanha envolve ainda 53,2 mil profissionais de saúde, 4,3 mil veículos e cinco barcos. A segunda etapa acontece em 22 de agosto.
Além da vacina contra a poliomielite, as crianças poderão receber as doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.
Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.




