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Obras do corredor do BRT tem inicio no distrito do Campo Grande

Data:

23/05/2017 -  CIDADES -     Canteiro de obras do BRT Na foto o canteiro de obras do BRT com caminhão e trator estacionados no bairro Guanabara. FOTO: LEANDRO FERREIRA/AAN

Campinas iniciou, nesta terça-feira (11), a implantação do canteiro de obras do corredor do BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês) no distrito do Campo Grande. De acordo com a administração municipal, os trabalhos na Avenida John Boyd Dunlop, uma das mais movimentadas do município, com 30 km de extensão, devem ser concluídos em até 90 dias.

Segundo a Secretaria de Transportes, serão construídas oito novas pistas de rolamento – quatro por sentido – no trecho sob o viaduto da linha férrea, no Jardim Florence. Nesta fase da obra, não será feita nenhuma interdição no trânsito porque primeiro a Sanasa precisa fazer o remanejamento de uma adutora de 200 metros de comprimento.

Além disso, a CPFL também precisa realizar trabalhos no local antes da Prefeitura iniciar a ampliação da via. O trecho da John Boyd Dunlop na altura do Jardim Florence é um dos mais problemáticos para o trânsito de Campinas. A obra no distrito do Campo Grande está orçada em R$ 1,2 milhão.

Custo

Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – terão custo total de R$ 451,5 milhões, referentes à elaboração dos projetos executivos e realização das obras.

Deste montante, R$ 92 milhões são do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 197 milhões financiados pela Caixa. Cabe ao município o aporte de R$ 162,5 milhões.

BRT

A elaboração dos projetos executivos e realização das obras dos três corredores BRT foram divididas em quatro lotes. Segundo a Prefeitura, o projeto irá beneficiar 450 mil pessoas que moram nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde.

De acordo com a administração municipal, o sistema terá estações de transferência, veículos articulados ou biarticulados, corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens, embarque e desembarque pela esquerda, embarque em nível e pagamento desembarcado.

No Ouro Verde serão 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pela João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova.

No Campo Grande serão 17,9 km de extensão, também saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí. Serão construídas 12 obras entre pontes e viadutos.

Entre os dois corredores haverá um corredor perimetral com 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.

Desapropriações

As áreas exatas onde ocorrerão desapropriações de imóveis em Campinas para as obras do BRT serão definidas em um prazo de 180 dias, ou seja, em dezembro deste ano. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Silvio Roberto Bernardin.

Em junho, foi publicado no Diário Oficial da cidade o decreto que declara 23 áreas de utilidade pública – um total de 13,3 mil metros quadrados que compreendem imóveis localizados nos arredores da Avenida John Boyd Dunlop, Avenida das Amoreiras, ruas do Jardim Novo Ipaussurama, Fepasa (Estrada de Ferro Sorocabana) – que serão analisadas para determinar quais imóveis, de fato, passarão a ser da Prefeitura, mediante o pagamento aos proprietários pelas desapropriações.

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