20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Estudantes da Unicamp vencem Hackemtu com aplicativo que ajuda a monitorar a operação do transporte público em tempo real

Data:

 

Após 34 horas de imersão durante o último fim de semana (7 e 8), 59 participantes divididos em 14 grupos, 70 mentores de 10 empresas e autoridades do setor de transporte participaram do encerramento do Hackemtu, evento realizado no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp que abordou os desafios de mobilidade urbana com foco no transporte público sustentável.

A equipe vencedora, Vila Oculta do Hacka, apresentou um projeto que possibilita ao usuário participar do monitoramento do sistema de transporte metropolitano. Na solução proposta, o usuário se torna agente transformador e contribui com o trabalho da fiscalização da EMTU/SP, trazendo informações em tempo real com relação à qualidade dos serviços, manutenção da frota, lotação e cumprimento da tabela horária.

O modelo proposto utiliza a Inteligência Artificial (AI) para filtrar dados enviados pelos usuários a uma plataforma que estrutura as informações coletadas, facilitando o trabalho de fiscalização do serviço de transporte público de Campinas. É possível monitorar o cumprimento de horários, infraestrutura, lotação dos veículos e a qualidade dos serviços prestados.

“Nossa ideia é desenvolver um aplicativo que auxilie os usuários a mostrar o que realmente está acontecendo no transporte público. A EMTU teria um feedback, beneficiando a fiscalização”, destacou Jordão Bragantini, estudante de graduação em estatística pela Unicamp e integrante que irá representar o grupo no Hackaton Mundial, em Dubai, entre os dias 20 e 25 de abril. Fazem parte do time os estudantes da Unicamp Gabriel Ikenaga, João Vitor Lopes Capi, Lucas Ueda e Otavio Santana.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes; do reitor da Unicamp, Professor Marcelo Knobel; do diretor executivo da Inova, professor Newton Frateschi; do diretor do Instituto de Computação (IC), Rodolfo Azevedo; do presidente da divisão América Latina da UITP – Associação Internacional do Transporte Público, Jurandir Fernandes, e do sócio fundador da startup Scipopulis, Ivo Pons.

Jurandir Fernandes destacou a forma como a inovação facilita o cotidiano inclusive na mobilidade. “Pegar táxi era difícil. A pessoa precisava encontrar um orelhão, saber o número de telefone e mesmo assim o atendente poderia recusar a corrida. Como imaginar que hoje teríamos um celular na mão e, em 5 minutos, resolveríamos a viagem?”.

Ivo Pons dirigiu-se aos jovens participantes, ressaltando a importância de estarem ao lado de mentores da área de transporte: “Aproveitem a excelente oportunidade”. Para Renata Veríssimo, da Assessoria de Parcerias e Inovação da EMTU, “o HACKEMTU mostrou que o DNA do ELAB – Experimentos em Transportes é ser um hub de conhecimento para a inovação no transporte público brasileiro”, referindo-se ao engajamento das mais de 10 empresas e de seus 70 técnicos envolvidos no projeto.

No encerramento do evento, Joaquim Lopes agradeceu a Unicamp pela parceria, recordou a primeira Hackatona Metropolitana, realizada na unidade da empresa em São Bernardo do Campo, e destacou o início dos trabalhos do laboratório de inovação ELAB – Experimentos em Transportes. “É tudo muito novo, em especial para nós do serviço público. Mas o caminho do futuro passa por isso aqui e vamos precisar nos reinventar.”

O professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova, agência de inovação da Unicamp, também parabenizou os participantes pelo nível do trabalho realizado e destacou o espaço oferecido para que as empresas incubadas desenvolvam os projetos. “A impressão que tive durante o evento é de que havia empresas reais trabalhando”.

O Hackemtu foi uma iniciativa do laboratório de inovação da EMTU, o ELAB – Experimentos em Transportes, do Youth for Public Transport Foundation (Y4PT) e da Divisão América Latina da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP), realizado em parceria entre EMTU/SP, Unicamp e a Scipopulis.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...

Ceprocamp está com inscrições abertas para o curso Técnico em Química

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) está...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363