
No dia 21 de setembro, às 10h30, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Tecnologia e Inovação, e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) assinarão o protocolo de intenções, que prevê novas ações de acessibilidade destinadas a cinco cursos da universidade: Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Pedagogia, Matemática e Tecnologia em Gestão Pública. O termo será oficializado no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, durante o Seminário Internacional de Capacidade Jurídica e Tomada de Decisão Apoiada da APAE, que acontece nos dias 20 e 21/09, na sede da Secretaria, na capital do Estado. A assinatura contará com a participação da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella e da presidente da Univesp, a pedagoga Fernanda Gouveia.
No 2º semestre de 2018, após o processo de expansão iniciado em 2017, a Univesp passou a contabilizar 349 alunos matriculados com algum tipo de deficiência ou com habilidades especiais, entre elas, físicas, mentais, auditivas, visuais, transtornos, autismo e superdotação. De acordo com Fernanda, a universidade já adota algumas iniciativas voltadas a esse público. “Sempre oferecemos tratamento individualizado a cada caso detectado, com o aumento pensamos em novos recursos e outras ações. Hoje, já ampliamos os materiais didáticos para portadores de baixa visão, usamos intérpretes de libras, legendas, descritivos de imagem, um projeto pioneiro de material gráfico tátil e vamos adotar textos impressos em braile. Essa parceria contribuirá muito para que sejam implementadas novas políticas públicas, direcionadas a todas as deficiências”, completa.
O próximo passo será a criação de um plano de trabalho, elaborado por técnicos de ambas instituições. As iniciativas podem ser direcionadas à criação de cursos de formação e aplicação de novos recursos e materiais pedagógicos direcionados aos diversos tipos de deficiências.
Seminário
O seminário terá especialistas de países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Índia, Espanha e Colômbia. O encontro tem o objetivo de tratar a capacidade jurídica e a tomada de decisão apoiada como ferramenta para a autonomia e empoderamento da pessoa com deficiência, além de fomentar discussões acerca dos desafios para a inclusão.
No dia 20, das 14h15 às 18h, acontecerão as palestras ”Introdução sobre o Panorama da nova legislação no Brasil”, “A convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e o novo paradigma da capacidade jurídica”, “Tomada de decisão apoiada como ferramenta para autonomia e independência das pessoas com deficiência”, “Capacidade jurídica e vida independente” e “Capacidade jurídica e o exercício de direitos sexuais e reprodutivos”.
Já no dia 21, das 9h às 18h40, o seminário contará com os painéis “Lei Brasileira de Inclusão: Capacidade jurídica, tomada de decisão apoiada e os desafios do acesso à justiça” e “Principais desafios em relação à implementação do novo paradigma”. As palestras “Capacidade jurídica, CIF, e a avaliação biopsicossocial”, “Tomada de decisão apoiada e o diálogo com os operadores do direito na Colômbia”, “Capacidade legal e intersecionalidade” e “Abolição de intervenções estatais paternalistas coercivas na vida da pessoa com deficiência”. O encerramento será um debate sobre os temas abordados com os palestrantes internacionais e a plateia. Para mais informações sobre a programação, acesse https://seminternacionalapaesp.cti.org.br/site/programacao/.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp, Unicamp e Unifesp. Em junho de 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão, com o objetivo da universalização do ensino superior. Em um ano, já foram ofertadas mais 55 mil vagas em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios. A Univesp oferece os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.
Sobre o Centro de Tecnologia e Inovação
Em dezembro de 2013, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência, inaugurou o primeiro Centro de Tecnologia e Inovação para pessoas com deficiência. Localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, em São Paulo, o Centro é composto por quatro casas e um teatro com capacidade para 50 pessoas, conta com mil metros quadrados construídos e abriga 30 ambientes que oferecem orientação, aconselhamento profissional, atividades artísticas para estimular a relação interpessoal, laboratório de imagem e autocuidado, orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual com oficinas de libras, braile e comunicação alternativa. Há atividades para formação de gestores de políticas e profissionais que trabalham com gestão de pessoas com deficiência e também para os profissionais, através de cursos de atualização para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, manutenção e cuidado para cadeira de rodas e formação de cuidadores ou atendentes de pessoas com deficiência.
Serviço:
Governo de SP anuncia parceria para criar novos recursos de acessibilidade para os cursos EAD da Univesp
Data: 21 de setembro
Horário: às 10h30
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Campinas
Rua Doutor Emílio Ribas, 880 – Cambuí – Campinas – SP – CEP: 13025 – 141
Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática, Pedagogia.




