Os tradicionais verde e amarelo que marcam o Dia da Independência brasileira tiveram um colorido diferente neste 7 de setembro. O azul, o branco e o vermelho da bandeira francesa juntaram-se, na terra e no ar, às cores brasileiras neste feriado da Pátria, que contou com a presença do presidente da França, Nicolas Sarkozy. Ao lado do presidente Lula, Sarkozy acompanhou a passagem das tropas brasileiras e de três regimentos franceses, vindos especialmente para participar dos festejos da Independência neste Ano da França no Brasil.
As comemorações na capital da República incluíram ainda a abertura do Simpósio Internacional sobre a Cidade Sustentável – A Metrópole do Futuro, feita pelos ministros da Cultura da França, Frédéric Mitterrand, e do Brasil, Juca Ferreira, no Centro Cultural Banco do Brasil, e a inauguração do XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Pela manhã, o público lotou a Esplanada dos Ministérios para acompanhar a passagem dos veteranos brasileiros e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. E não estranhou ao ver, entre o lema Ordem e Progresso, a mensagem de Liberdade, Fraternidade e Igualdade que marca a República francesa, representada nas cores bleu, Blanc, rouge da fumaça deixada no céu após a passagem da Patrouille de France, o destacamento acrobático da Força Aérea Francesa. “Acho importante essa integração entre os dois países”, afirmou a professora Cláudia Lobão, 39 anos.
Para o servidor público José Junior, 29 anos, a participação francesa no Dia da Independência é mais uma oportunidade para mostrar a cultura e a personalidade do povo brasileiro. “Vim com meu filho e a namorada prestigiar o desfile, que é uma oportunidade que temos de demonstrar nosso amor à Pátria, e gostei também de ver a participação francesa. O Ano da França no Brasil nos permite mostrar à França e ao mundo toda nossa riqueza”, defendeu Junior.