24.9 C
Campinas
sábado, dezembro 27, 2025
spot_img

Exigência feminina leva homens ao Ambulatório de Sexualidade do Hospital das Clínicas

Data:

As conquistas femininas das últimas décadas não se limitaram ao âmbito profissional. Levantamento feito pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, mostra que as novas exigências das mulheres também têm se voltado à vida pessoal e, principalmente, sexual. De acordo com o estudo, elas são as responsáveis por 30% da procura dos homens por tratamento no Ambulatório de Sexualidade do setor de Urologia do Instituto Central do HC.

Criado há quatro anos para atender, orientar e tratar todos problemas sexuais masculinos (orgânicos e psicológicos), o Ambulatório recebe cerca de 150 pacientes por mês, sendo que desse total 40% são novos. “Ao contrário do que se pode pensar, a maioria dos pacientes não quer se tornar um atleta sexual. A intenção é apenas satisfazer a ele e à mulher”, informa o urologista e coordenador do Ambulatório, Joaquim Claro.

O problema mais comum tratado pelo grupo é a disfunção erétil (impotência), que representa 55% dos atendimentos. “Essa doença atinge grande parte dos pacientes com idade acima de 60 anos”, explica o doutor. Segundo ele, a maioria dos casos, apesar de não ter cura, pode ser tratado. “A impotência, quando acomete os jovens, normalmente está relacionada a dificuldades psicológicas ou a adaptações pós-cirúrgicas”, define.

Joaquim Claro destaca que, diferentemente das mulheres, é raro os homens sofrerem com problema de baixa autoestima na vida sexual. “Quando isso ocorre, são elas as principais motivadoras da insegurança masculina”, aponta. De acordo com ele, quando o homem não sabe lidar com as críticas sexuais femininas ele pode entrar num ciclo de autodepreciação difícil de reverter.

O médico observa, ainda, que a forma do homem tratar esse assunto também vem mudando ao longo dos anos. “Antigamente, eles falavam ‘doutor, eu tenho um problema: tô meio fraco’. Hoje, já ouço frases como: ‘olha, não consigo transar direito’ ou ‘não estou tendo prazer no sexo’. Isso é um avanço”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Brasil tem quase 284 mil órfãos de pai ou mãe pela covid — vidas interrompidas deixam marcas em toda a infância

Estudo revela desigualdades regionais e alerta para impactos sociais...

Maior mutirão da história do SUS realiza mais de 34 mil atendimentos em um único dia

Ação “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” mobilizou...

Governo anuncia hospital inteligente 100% SUS no RS com investimento de R$ 1 bi

Unidade vai integrar maternidade, pediatria e centro obstétrico em...

Lentes dentais são a nova onda, mas como ter um visual natural?

Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade