26.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 6, 2026
spot_img

Na Av. Paulista, professores e estudantes aprovam greve geral no dia 14 de junho

Data:

Mais de 250 mil pessoas aprovaram a participação na greve geral do dia 14 de junho. Um balanço parcial das entidades organizadoras aponta que a greve nacional mobilizou até agora mais de 2 milhões de pessoas

Na manifestação que travou a Avenida Paulista, em São Paulo, no início da tarde desta quarta-feira (15), Dia Nacional de Greve da Educação, mais de 250 mil professores, estudantes, pais de alunos e trabalhadores de todas as categorias profissionais aprovaram a participação na greve geral do dia 14 de junho, convocada pela CUT e demais centrais sindicais brasileiras.

Contra a reforma da Previdência e em defesa da educação, a paralisação da educação tomou conta das escolas, institutos federais, universidades, praças, ruas e avenidas das capitais de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, além de mais de 160 cidades que fizeram atos, caminhadas e aulas públicas organizadas por professores, sindicalistas e representantes dos movimentos sociais e estudantis.O presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo, que conduziu a votação da greve geral com os trabalhadores e estudantes, afirmou que a população está unida contra os cortes na educação e contra a proposta de reforma da Previdência que vai impedir o acesso à aposentadoria de milhões de brasileiros e brasileiras.

Nós vamos defender a educação com o povo nas ruas e vamos construir uma grande greve geral no dia 14 de junho- Douglas Izzo

Em seguida, o vereador e professor Cláudio Fonseca, do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de São Paulo (Sinpeem) puxou um coro contra o presidente: “Bolsonaro, que enganação, tem dinheiro pra milícia, mas não tem para educação”.

Já a deputada estadual e presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Noronha, destacou que 90% das escolas estaduais de São Paulo pararam nesta quarta-feira (15), Dia Nacional de Greve da Educação. Ela também reforçou as críticas ao governo de extrema direita de Bolsonaro e disse que a reforma da Previdência é “injusta” e prejudica de forma ainda mais grave mulheres e professores.

“É um dia histórico. É a luta pela educação, contra Bolsonaro, que quer tirar dinheiro da educação infantil até a pós-graduação”.

Os movimentos populares ligados às frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo também estiveram presentes na mobilização e reafirmaram que estarão juntos com os professores, estudantes e a classe trabalhadora no dia 14 de junho.

“Ele [Jair Bolsonaro] achou que podia atacar os trabalhadores e a educação ao mesmo tempo, mas estamos juntos nas ruas para dizer que ele está enganado”, ressaltou Josué Rocha, representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da frente Povo Sem Medo.

Já Raimundo Bonfim, da Central dos Movimentos Populares (CMP), em nome da frente Brasil Popular, lembrou que, na semana passada, um dia depois de o Congresso Nacional ter imposto uma nova derrota à sua gestão, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que o governo tinha a capacidade de antever problemas, afirmando que “pode haver um tsunami na semana que vem”.

“E ele estava certo. O tsunami está aqui para dizer que balburdia é o governo”, disse Raimundo desta vez se referindo ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, que ao falar sobre o congelamento afirmou que o corte de recursos atingiria universidades que não apresentarem desempenho acadêmico esperado e, ao mesmo tempo, estiverem promovendo “balbúrdia” em seus campus.

“A partir de hoje, a resistência vai aumentar. Não vai ter corte nas verbas da educação nem reforma da Previdência”, afirmou.

Pais e alunos unidos na luta

Assim como no restante do país, a manifestação na Avenida Paulista reuniu estudantes e também pais preocupados com o próprio futuro dos seus filhos e também do país.

Este foi o caso de Alessandra Paula Mendes que foi com a filha de 15 anos participar do protesto contra os cortes na educação. Paula contou que a menina é muito estudiosa e por ter notas boas foi uma das escolhidas para cursar o ensino médio com especialização em eletrotécnica, no Instituto Federal de São Paulo que, com os cortes, corre o risco até de fechar.

“Se fechar, minha filha vai ficar sem nada, sem futuro”, disse a mãe preocupada.

A estudante Sheila Martins, do mesmo Instituto, compartilha a preocupação de Alessandra. Segundo ela, se confirmado o corte de 30% nas verbas da educação, o campus fechará mesmo.

“A nossa realidade é esta”, diz a jovem indignada.

“O Brasil é um país mal governado, sucateado e esse, sim, são os verdadeiros idiotas”, conclui se referindo a fala de Bolsonaro nos Estados Unidos. Aos jornalistas que o acompanham, Bolsonaro se referiu aos manifestantes como imbecis, idiotas e pau mandados.

Fonte: CUT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula e Hugo Motta selam acordo para aprovar fim da escala 6×1 até junho

Planalto aposta em jornada 5x2 como trunfo eleitoral para...

Toffoli devolve processos do Master para 1ª instância, mas deve avocar investigação contra Ibaneis

Ministro do STF entende que casos de empresário e...

PF mira rombo de R$ 400 milhões na previdência do Amapá

Operação Zona Cinzenta investiga aplicação temerária de recursos públicos...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade