21.5 C
Campinas
sexta-feira, agosto 8, 2025

Receita Federal, PF e MPF realizam operação contra profissionais da sonegação fiscal

Data:

Apenas entre 2018 e 2019, os levantamentos mostram que a principal empresa investigada declarou possuir créditos, sabidamente inexistentes, de cerca de R$ 220 milhões que eram utilizados para pagamento dos débitos tributários.

A Receita Federal do Brasil, o Ministério Público Federal em São Paulo e a Polícia Federal, em ação conjunta, deflagraram na manhã desta sexta-feira (29/11) a “Operação Apáte – Ex-Fumo”, com o objetivo de desarticular organização criminosa dedicada à prática de sonegação tributária fraudulenta na fabricação e comercialização de cigarros, além de crimes contra a Administração Pública.

Estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, além de medidas de sequestro de bens. Aproximadamente 140 servidores públicos federais estão dando cumprimento às medidas.

As investigações constituem desdobramento da “Operação Ex-Fumo”, deflagrada em 2017, em Pouso Alegre/MG, e se baseiam em elementos de prova obtidos a partir daquela operação.

Após a análise do material oriundo da “Operação Ex-Fumo”, revelou-se que empresários do setor cigarreiro constituíram organização criminosa que visava a sonegação tributária de forma contumaz, por intermédio de empresas que acumularam elevadas dívidas tributárias.

Já na operação desta manhã, o foco principal da apuração é a atuação de organização criminosa composta por advogados, contadores, operadores financeiros, “lobistas” e ex-funcionários públicos que prestam a diversas empresas, inclusive àquelas que foram alvos na “Operação Ex-Fumo”, serviços ilícitos para viabilizar o exercício de atividade empresarial predatória, por meio da sonegação tributária sistemática (mediante mecanismos de compensações fraudulentas) e da corrupção.

As investigações mostram que esta organização criminosa oferece serviços nas esferas administrativa e judicial.

Na esfera administrativa, o principal “produto” é a viabilização de sonegação tributária mediante compensações tributárias inexistentes. O grupo fornece todo o aparato, atrelando aos débitos tributários direitos de crédito de impostos, sabidamente inexistentes. Apenas entre 2018 e 2019, os levantamentos mostram que a principal empresa investigada declarou possuir créditos, sabidamente inexistentes, de cerca de R$ 220 milhões que eram utilizados para pagamento dos débitos tributários.

Na esfera judicial, após a prorrogação da discussão administrativa ao máximo, o grupo se vale do ajuizamento de ações judiciais perante a Justiça Federal, visando a impedir a ação da Receita Federal, evitando, inclusive, a cassação do registro especial da empresa.

Além disso, a organização se vale de influência na Administração Pública para obter de forma ilícita atos administrativos de concessão de registros especiais para a fabricação de cigarros, os quais são comercializados clandestinamente.

Também são alvos da investigação os proprietários das empresas cigarreiras que operacionalizavam o esquema criminoso auferindo recursos milionários, em prejuízo ao erário.

Na mitologia grega, Apate era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude.



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bolsonaristas protocolam pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, mas Alcolumbre barra avanço

Presidente do Senado diz que não pautará afastamento “nem...

Tarcísio defende EUA e culpa Brasil por crise do tarifaço de Trump

Governador paulista chama reação brasileira de “marcha da insensatez”...

Câmara vive teste de autoridade entre Bolsonaro, Trump e Motta, diz Sakamoto

Jornalista critica chantagem bolsonarista para blindar ex-presidente e atacar...

Tarifaço de Trump provoca encontro fora da agenda entre Alckmin e diplomata dos EUA em Brasília

Reunião fora da agenda acende alerta sobre impacto da...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade