21 C
Campinas
segunda-feira, maio 18, 2026
spot_img

Tarifaço de Trump provoca encontro fora da agenda entre Alckmin e diplomata dos EUA em Brasília

Data:

Reunião fora da agenda acende alerta sobre impacto da taxa de 50% nos produtos brasileiros


Por Sandra Venancio – Jornal Local – Foto Cadu Pinotti/Agencia Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, realizou nesta quinta-feira (7) uma reunião fora da agenda oficial com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar. O encontro, ocorreu no dia seguinte à entrada em vigor do tarifaço de 50% imposto pela maior economia do planeta sobre produtos brasileiros.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

A conversa aconteceu no prédio do ministério, em Brasília. Questionado, o Mdic limitou-se a informar que o tema foi “as relações bilaterais” entre os países. A embaixada norte-americana também não revelou detalhes. Nos bastidores, a reunião é vista como tentativa de conter os danos da medida, que ameaça setores estratégicos da indústria nacional e pode gerar prejuízos bilionários às exportações brasileiras.

Em meio ao impasse comercial, Escobar é hoje o principal canal de comunicação entre Brasília e Washington, já que o governo Donald Trump ainda não indicou um novo embaixador para o Brasil após a saída de Elizabeth Bagley, em janeiro deste ano.

O diplomata norte-americano teve um dia movimentado na capital federal: antes de se encontrar com Alckmin, esteve com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS). Logo após deixar o Mdic, seguiu para a Câmara dos Deputados, onde foi visto deixando o Congresso Nacional pouco depois.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

ONGs ligadas ao filme “Dark Horse” receberam R$ 7,7 milhões em emendas de parlamentares paulistas

Investigações sobre financiamento da cinebiografia de Jair Bolsonaro avançam...

Lula prepara contraofensiva no STF e avalia reenviar nome de Jorge Messias após explosão do caso Master

Planalto vê mudança no cenário político após avanço das...

Governador Tarcísio de Freitas pode ser o próximo nome atingido pelo escândalo do Banco Master

Deputado Linderberg Farias relaciona governador paulista a doações eleitorais...

PF aponta organização criminosa com hackers, policiais e milicianos ligada a Daniel Vorcaro

Investigação descreve estrutura usada para espionagem, intimidação de...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade