Dois dos principais acessos da Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, irão receber nos próximos dias “pit stops” de prevenção para ajudar no trabalho contra a disseminação da Covid-19. A iniciativa foi anunciada na tarde desta quarta-feira, 22 de julho, pelo prefeito Jonas Donizette, durante transmissão ao vivo na internet.
Os pontos de prevenção serão instalados próximos à Catedral Metropolitana e ao Terminal Central. Estes locais contarão com totens de álcool em gel para a higienização da população e profissionais orientando os pedestres. “É como se fosse um portal. Será um tipo de barreira sanitária, onde vamos também conscientizar que a pessoa só vá para aquela região central com algum objetivo, seja para comprar ou fazer pagamento de conta”, esclareceu o prefeito Jonas Donizette.
Um dos objetivos é também orientar os pedestres, que não precisam ir às lojas, a fazerem trajetos alternativos sem passar pela Rua 13 de Maio. “E também vamos fazer aquela orientação, diante do que já vimos acontecer, para as pessoas de idade, que devem evitar transitar neste momento, ou aquelas pessoas que saem de casa com crianças ou várias pessoas da família para passear, o que não é o momento para isso. Então estes pontos servirão para higienização e orientação”, completou. O prefeito também revelou que existe um planejamento, mais à frente, para a instalação de câmeras que façam a contagem do número de pessoas e ajude no trabalho de monitoramento.
Campinas está classificada atualmente na fase vermelha do Plano São Paulo. A expectativa é que a cidade passe para a fase laranja a partir da próxima segunda-feira, 27 de julho, e desta forma ocorra a reabertura gradual do comércio de rua. Caso isso aconteça, o planejamento é de que os pontos de prevenção já estejam instalados quando o comércio da Rua 13 de Maio reabrir suas portas.
A medida surgiu de recente reunião, por videoconferência, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Alexandra Caprioli, com comerciantes do Centro e entidades representativas do setor, como a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), Sindilojas (Sindicato dos Lojistas) e o Sindivarejista (Sindicato dos Varejistas).
A operação dos pontos contará com a parceria da Acic, que contribuirá com a reposição do álcool em gel dos totens. “Estamos sempre em contato com as entidades que representam o comércio. Buscamos, em conjunto, uma retomada segura e contínua, para que o comércio não abra e depois tenha que fechar novamente”, disse a secretária Alexandra Caprioli.
Chefs Campinas
O prefeito Jonas Donizette também destacou, durante a transmissão ao vivo na internet, o sucesso da edição do Chefs Campinas Delivery, que ocorreu no último sábado e domingo, dias 18 e 19 de julho. O site do evento, onde era possível fazer os pedidos, recebeu mais de 11 mil visitas do público para ver os cardápios e preços dos pratos. Segundo o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, a maioria dos bares e restaurantes teve um aumento de 50% nas vendas em comparação com os finais de semana anteriores pelo sistema delivery e retirada nos estabelecimentos.
Nesta edição, por conta da pandemia de Covid-19, o tradicional evento gastronômico não pôde ser realizado na Praça Carlos Gomes, como ocorreu nos últimos sete anos. A secretária Alexandra Caprioli reforçou que, além de não interromper a sequência de sucesso do Chefs Campinas, o objetivo desta edição foi fomentar a economia dos bares e restaurantes, que enfrentam um momento muito difícil por conta da pandemia.
O Chefs Campinas foi uma realização do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, com a correalização da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Cultura.