
Uma gravação histórica da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, de 1986, será apresentada na série Clássicos, da TV Cultura, no próximo sábado, dia 26 de setembro, às 23h30. Sob a batuta do maestro Benito Juarez (1933-2020), os músicos interpretam a famosa ópera O Guarani, de Carlos Gomes (1836-1896). A apresentação foi um marco, na época, dos 150 anos de nascimento do emblemático compositor campineiro. O concerto foi realizado no Teatro Carlos Gomes.
O registro exibido na noite do próximo sábado assinala outra data expressiva da música ocidental: os 150 anos de estreia de O Guarani, no Teatro Alla Scalla de Milão, na Itália.
A ópera, baseada na história de amor entre Ceci e Peri do livro homônimo de José de Alencar, foi o primeiro sucesso de uma obra musical brasileira no exterior.
Na quarentena
Além do concerto histórico de 1986, durante esta semana, nos intervalos da programação, a TV Cultura exibe o vídeo da Protofonia de O Guarani gravada pelos músicos durante a quarentena. Distantes de uma sala de concerto ou de um grande teatro, diretamente de suas casas, os artistas interpretaram a famosa abertura de “O Guarani” e homenagearam pelos 150 anos da estreia de uma das mais famosas óperas de todos os tempos.
O diferencial desse trabalho foi em relação à gravação sobreposta à versão original da abertura da ópera, de um concerto da Sinfônica, que teve a regência do maestro Victor Hugo Toro. Essa apresentação serviu de base para a criação.
A edição do vídeo levou 58 horas de trabalho, e foi realizada pelo músico Walter Barthmann, que atuou como violoncelista da Sinfônica por 10 anos, entre as décadas de 1970 e 1980.
O resultado foi exibido com exclusividade na edição do Jornal Nacional, da Rede Globo, de 20 de maio último.




