Campinas de Mato Grosso, Freguesia Nossa Senhora da Conceição de Campinas, Vila de São Carlos. Desde o século XVIII, muita coisa mudou na Princesa D’Oeste paulista, fazendo com que Campinas, como ficou conhecida a partir de 1842, se tornasse hoje uma das principais cidades do país. A agricultura sempre teve um papel importante na economia campineira, com destaque para o café, responsável pelo aumento da população e pelo desenvolvimento da indústria e do comércio. Por meio do depoimento de figuras importantes, fotos históricas e fatos que colaboraram para enriquecer a história de Campinas, o SESC, em parceria com o Museu da Pessoa, apresenta a exposição e o livro MEMÓRIAS DO COMÉRCIO DE CAMPINAS.
O evento é parte de ampla pesquisa, que teve como base o registro das histórias de vida de comerciantes e comerciários que vivem e trabalham na cidade. Partiu de um mapeamento prévio baseado na história do desenvolvimento local, das principais modalidades e ramos de atividade do comércio. A exposição abre reflexões, renova a memória e dá continuidade a história do desenvolvimento do comércio em Campinas e região.
A partir de 13 de novembro, todos podem prestigiar o trabalho realizado através de visitações de terça a sexta, das 9h às 21h30, e de sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. GRÁTIS. Agendamento de grupos para visitação monitorada pelo telefone (19) 3737-1542. Visite o site www.museudapessoa.net/sesccampinas.
No dia 12, quinta, um dia antes de iniciar a exposição é realizado o encontro Diálogos Urbanos, no qual quatros palestrantes propõem reflexões sobre o urbano em sua dimensão múltipla, traçando um paralelo com a mostra. Durante as palestras serão apresentados três vídeos realizados pelo Museu da Pessoa, com depoimentos que casam com a temática do encontro. A atividade acontece no Teatro SESC Campinas, às 16h e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: laboratório@campinas.sescsp.org.br.
SESC CAMPINAS
Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim
Campinas – SP
Fone: (19) 3737-1500