Livro será um dos destaques da Bienal do Livro de São Paulo, deste ano
A Escritora, Diretora Teatral e Atriz, Gabriela Guinatti, lança o livro “PAI” em Campinas. Livro será um dos destaques da Bienal do Livro de São Paulo, deste ano.
Deslizando e borrando fronteiras entre o romance e a poesia, Gabriela Guinatti explora
com maestria as palavras e deflagra de uma forma única, a narrativa da história de uma mulher sem nome, que começa uma caminhada longa e profunda quando escuta a primeira palavra dita por sua filha mais nova: PAI. A partir daí um desenrolar de memórias começam a emergir sem parada, desembocando em um final tocante e surpreendente.
“A mulher sem nome contém todos os nomes do mundo” – diz Guinatti.
PAI, apesar de ter chegado recentemente ao mundo, já é considerado um dos grandes acontecimentos literários de 2024 segundo a escritora e jornalista, Marcela Feriani:“ A autora é das mais estimulantes da contemporaneidade”, afirma Marcela.
A inovação na linguagem e a crueza encontrada no desenrolar da narrativa, tornam o PAI um livro singular, onde a pessoa leitora consegue atravessar profundezas quase sem tempo de voltar à superfície para retomar o fôlego.
Mesclando prosa e poesia, Gabriela evoca em seu livro a presença de todas as facetas de uma mesma mulher, aprisionada e atravessada pelas violências múltiplas do patriarcado.
Segundo Pâmela Zacharias, escritora e Phd em Literatura pela USP e pela Universidade Sorbonne (Paris, FR): “É por todas nós que Gabriela Guinatti fala neste livro. É por isso que defini-la como uma poeta ou escritora é pouco. Tem qualquer coisa que vai além naquilo que ela escreve. Também por isso é difícil enquadrar seu texto em gêneros literários. PAI é um poema narrativo ou uma prosa poética.”
Em resenha feita pelo escritor Danilo Heitor, ele diz: “ PAI não é sobre um pai, embora não deixe de ser. “Pai” é sobre ser mãe, e mulher, e filha, em uma sociedade onde ser uma ou todas essas coisas significa enfrentar violências a vida inteira. “Pai” é sobre o não pai, o pai ausente, o pai abusivo e o pai-devir, mas todas essas coisas são atravessamentos do tema central do poema, que é o ser mulher e tentar não enlouquecer numa sociedade que grita “histérica” a todo instante”. Em 2023, a autora de PAI, recebeu menções honrosas pelo Festival de Poesia de Lisboa e pelo Prêmio Literário Paulo Setúbal, e promete que esse ano, outras novidades virão:
“Teremos dois lançamentos de PAI no Brasil esse ano, e com os lançamentos, movimentaremos também outros grandes eventos literários, que por enquanto são surpresa, mas logo divulgaremos” , diz Guinatti.
Gabriela estará em Setembro com PAI na Bienal do Livro de São Paulo, em um dia de autógrafos e no dia 06 de Abril, no Espaço Cultural Casa Primavera, em Sousas. O lançamento fará parte do encerramento do projeto de Oficinas literárias “Tequila com Frida”, que acontecerá na Casa Primavera nos dias 05 e 06 de Abril e que contará com duas oficinas literárias, uma delas ministradas pela própria autora, chamada “O Gosto a Palavra – Laboratório de Escrita Sinestésica” e outra ministrada por Marcela Feriani, chamada “Transbordar em Palavra”. As inscrições para as oficinas acontecem via preenchimento de formulário encontrado no perfil do instagram da Casa Primavera e as vagas são limitadas. O lançamento do livro acontecerá na noite do dia 06 de Abril e será gratuito.
O polêmico livro PAI, pode ser encontrado no site da editora Urutau em www.urutau.com.br, ou poderá ser adquirido diretamente com a autora no dia do lançamento.
Serviço
Dias 05 e 06 abril
Espaço Cultural Casa Primavera, em Sousas
Contato:
Gabriela Guinatti
Instagram: https://www.instagram.com/gabrielaguinatti/ Telefone: (19) 988269030
E-mail: gabycrivelaro@gmal.com