22.5 C
Campinas
sábado, junho 28, 2025

Abin aponta financiadores e descobre mais joias para Bolsonaro

Data:

Na sessão desta terça-feira (1º) da CPMI do Golpe, os parlamentares bolsonaristas usaram o depoimento do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Saulo Moura da Cunha, para insistir na ridícula tese de que a tentativa de golpe do 8 de janeiro foi culpa do governo Lula.

Para isso, tentaram, a todo momento, implicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, repetindo uma mentira: a de que cabia a ele acionar as forças de segurança responsáveis por impedir a ação dos terroristas. “É uma cortina de fumaça”, resumiu o deputado federal Rogério Correia (PT-MG). 

“Temos de fazer a investigação para descobrir quem planejou tudo isso”, completou Correia, ressaltando que a oposição, em nenhum momento, quis falar sobre o vasto conteúdo que a Abin recolheu sobre os financiadores do ataque aos Três Poderes.

Coube ao deputado, então, mencionar algumas das informações contidas no relatório da Abin. Entre elas, Correia destacou que a agência identificou 83 empresários e 13 organizações, todas simpáticas a Bolsonaro, pagando ônibus para levar os golpistas a Brasília.

Pedras preciosas para Bolsonaro

A deputada Jandira Feghalli acrescentou que, entre esses empresários identificados, estão pessoas ligadas ao garimpo ilegal no Pará, o que pode ser a explicação de um novo escândalo envolvendo pedras preciosas e informado pela Abin à CPMI.

O escândalo são mensagens nas quais o tenente-coronel Mauro Cid, ex-faz-tudo de Bolsonaro, informa subalternos sobre a existência de pedras preciosas que não deveriam ser cadastradas no sistema da Presidência e entregues a ele, pessoalmente (veja no tuíte abaixo).

https://twitter.com/jandira_feghali/status/1686458700410535955?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1686458700410535955%7Ctwgr%5Eda1bf06a72c5f37c1920e122f02c92709059ec34%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fpt.org.br%2Fcpmi-do-golpe-abin-aponta-financiadores-e-mais-pedras-preciosas-para-bolsonaro%2F

“Há aqui um desejo imenso de achar algum crime do ministro da Justiça, mas as teses chegam ao limiar da infantilidade. Quem faz policiamento ostensivo é a Polícia Militar, não é o GSI, não é o Plano Escudo e não é a Polícia Federal nem a PRF. Quem faz policiamento ostensivo é a Polícia Militar, e ele (Dino) fez várias demandas ao governador do Distrito Federal e tem provas, documentos, ofícios do ministro Flávio Dino demandando o governador, a PMDF e a Secretaria de Segurança Pública para agir e não houvesse exatamente o que aconteceu”, afirmou Feghalli.

Tentativa sem chances de prosperar

O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) também destacou o quão ridícula é a tentativa dos bolsonaristas de culparem quem, na verdade, foi vítima da tentativa de golpe.

“Na lógica deles, o simples fato de um assessor de quarto escalão ter recebido um alerta da Abin é suficiente para se fazer uma condenação. Então, quero dizer para o presidente Arthur Lira (da Câmara) e para o presidente Rodrigo Pacheco (do Senado) terem cuidado, porque daqui a pouco vão colocar aqui que eles foram omissos, porque afinal de contas o prédio deles foi invadido e eles receberam o alerta”, argumentou Pereira Júnior.

Pelo Twitter, a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), destacou que a tentativa da oposição está fadada ao fracasso. 

“Bolsonaristas da CPMI do Golpe querendo jogar a culpa em Lula e no ministro Flávio Dino pelo 8 de janeiro é uma tentativa malfadada. A gente sabe que a fama dessa turma é distorcer a verdade mesmo que não faça o menor sentido. Querer dizer que o governo deixou invadir faz parte da estratégia para safar os golpistas, mas não vai prosperar”, escreveu Gleisi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Presidente Lula assina acordo habitacional para moradores da Favela do Moinho

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou nesta...

Edinho Silva ressalta necessidade de reorganização do PT para enfrentar eleições de 2026

O ex-ministro Edinho Silva afirmou que o Partido dos...

Direitos LGBTQIA+: Governo Lula lança campanha “O Brasil é de Todas as Cores”

Durante a 29ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São...

Em entrevista no ‘Mano a Mano’, Lula diz ser o povo que chegou à Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade