Os 63 mil alunos das escolas municipais de Campinas voltam às aulas nesta segunda-feira, dia 25 de julho. O segundo semestre começará com eventos e novidades, como a inauguração do transporte adaptado para atender os estudantes com deficiência da rede.
No decorrer da segunda metade de 2016, os alunos do Ensino Fundamental continuarão desenvolvendo projetos no programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO), que serão apresentados no 2º Fórum Estudantil de Pesquisa, ao final do ano. Também está previsto o programa Trabalho, Justiça e Cidadania na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª região (AMATRA XV).
Os profissionais da Secretaria Municipal de Educação participarão do 1º Congresso Internacional de Educação Infantil da Unicamp & 1º Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe (UDUAL), a serem realizados entre os dias 23 e 26 de agosto, na Unicamp. A SME publicará dois cadernos curriculares temáticos: o “Arte, Música e Educação” e “Relações Étnico-Raciais Afrobrasileiras”. Haverá também a continuidade dos Ciclos de Palestras para os profissionais da educação infantil, promovido pela Coordenadoria Setorial de Informação.
A rede municipal de ensino tem 161 escolas de Educação Infantil e 45 de Ensino Fundamental. Estão matriculados 41 mil crianças na Educação Infantil, 19 mil estudantes do Ensino Fundamental e 3 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA).