As obras para o prolongamento do Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira terão início em abril e irão custar R$ 120 milhões. O anúncio de viabilização das obras, que ampliarão o anel em cerca de 15 quilômetros.
A obra é parte do contrato de concessão da Rota das Bandeiras, que definiu para até 2015, a chegada do anel viário no aeroporto Viracopos.
A extensão do anel viário chegará, em uma segunda etapa, das rodovias Bandeirantes e Miguel Melhado de Campos (SP-324) até Viracopos. O custo desse trecho está estimado em R$ 80 milhões. A concessionária informou que ingressou com os processos para a obtenção das licenças ambientais necessárias à execução da obra e aguarda manifestação da Agência Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
A obra irá auxiliar no trânsito de cargas e no tráfego de veículos na região. Segundo a Secretaria de Estado do Transportes, o volume de caminhões na região de Campinas é muito grande e o anel irá facilitar a retirada de veículos pesados de dentro da cidade.
O anel será uma alternativa para o fluxo de veículos da Rodovia Dom Pedro I até a região do Aeroporto Internacional de Viracopos. O cronograma de obras definido pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), o primeiro trecho até a Bandeirantes tem previsão de início em abril de 2012. A segunda fase (da Bandeirantes até a SP-324) tem previsão para começar em 2013.