24.9 C
Campinas
terça-feira, dezembro 23, 2025
spot_img

Após protestos, biblioteca fica no mesmo endereço

Data:

Após forte pressão popular, Secretaria de Cultura recua e renova o contrato de locação por 12 meses, renovavél em até cinco anos

Uma das bibliotecas mais importantes de Campinas, criada na década de 1960, a Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida está novamente ameaçada de fechamento devido a um impedimento jurídico no contrato de locação do imóvel, situado a Rua Cabo Oscar Rossin, 63.


No final do mês de dezembro, frequentadores da Biblioteca foram surpreendidos com funcionários que chegavam para encaixotar os livros. Um caminhão de mudanças já aguardava na porta, pronto para começar a mudança, para o colégio Tomás Alves.

Rapidamente mais de cem pessoas, se mobilizaram pelas redes sociais e criaram um grupo pelo whatsApp.
Após forte pressão popular, a Secretaria de Cultura recuou da decisão e o jurídico da Prefeitura garantiu a permanência no imóvel, até o final de janeiro, período de recesso.

Com o contrato vencido desde novembro do ano passado, a Secretaria de Cultura, responsável pela manutenção das bibliotecas, simplesmente não tomou providências, em tempo hábil, para evitar o fechamento.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, o contrato estava vencido e o proprietário não apresentou os documentos necessários para renovação da locação.

Não é a primeira vez que, a locação do imóvel fica comprometida por falta de documentação. Em 2017, a biblioteca ficou fechada por um ano e, o acervo entulhado na Estação Cultura.

O fato é que a Biblioteca vem sofrendo fortes pressões do poder público para o fechamento. Ativistas temem um desmonte do setor cultural da cidade. A biblioteca é frequentada por professores, alunos das escolas, tanto pública como privada, poetas, jovens e adultos amantes dos livros.


Biblioteca continua no mesmo endereço
A Prefeitura de Campinas, informou que a Biblioteca Guilherme de Almeida está caminhando dentro do previsto.  O prazo de locação do imóvel é de até 12 meses, renováveis em até 5 anos. 

Mudança para o Clube Recreativo
O ano passado, a secretaria de Cultura Alexandra Capriolli e o padre Paulo César Ferreira, da Igreja de Sant´Ana foram convidados pelo subprefeito Pedro de Oliveira, a visitar o Clube Recreativo. A ideia era apresentar a secretaria, a possibilidade de mudança da Biblioteca para o Clube Recreativo. Desde então, a secretaria Capriolli vem tratando com o jurídico, a posse do imóvel e a mudança da Biblioteca para o local.

Em nota, a Secretaria de Cultura informou que há interesse no uso do imóvel. e, como a entidade é devedora de IPTU, foi solicitada a penhora do imóvel na execução fiscal (processo judicial) e a posterior adjudicação do imóvel em favor do município. A adjudicação é uma forma, em que o credor assume a propriedade de um imóvel penhorado em um processo de execução. Também não é possível precisar um prazo para isto, pois depende da análise do Poder Judiciário, o que ainda não ocorreu.

Vencida essa fase e os trâmites legais, o prédio ainda precisa passar por uma grande reforma e adequação do espaço para receber o acervo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Mesmo após decisão do STF e STJ, San Conrado cria obstáculos e dificultam acesso de moradores não associados

Associação do loteamento mantém barreiras ilegais, constrangimentos diários e...

Motorista embriagado fura sinal, atropela motociclista e foge em Campinas

Condutor foi preso após colisão grave na Moraes Salles;...

Conselheiros aprovam projeto de autarquização da rede de saúde da Unicamp

Proposta de autarquização avança sob protestos, acusações de falta...

BAEP recupera carga milionária de eletrônicos roubados em Campinas

Ação localizou galpão com equipamentos furtados e prendeu dois...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade