A Sociedade Brasileira de Climatério (SOBRAC- www.menopausa.org.br) define o climatério como a fase em que os ovários deixam de produzir os hormônios, sendo a fase de transição entre as fases férteis e a não reprodutiva. A entidade informa que no estudo do WorldHeath Organization (Genebra-1996) estimou-se que na América Latina existem cerca de 243 milhões de mulheres, das quais estima-se que 37 milhões estão na fase climatérica, ou seja, em idade entre 45 e 64 anos; cifra que representa 8% da população total. Atualmente, a proporção de mulheres no climatério em países em desenvolvimento oscila entre 5% e 8% da população, enquanto que em países desenvolvidos a cifra aumenta para 15%. No entanto, estima-se que para o ano 2030, esta cifra aumentará em países em desenvolvimento para 17%.
Para atender uma parcela dos 80% de mulheres que apresentarão algum sintoma climatérico decorrente da redução do estradiol, como os fogachos, o laboratório farmacêutico Janssen-Cilag desenvolveu um fitohormônio, que no Brasil é comercializado como SOYFIT, para combater esses problemas com qualidade de vida.
O diferencial entre o fitomedicamento e a terapia hormonal (TH) convencional é a origem natural. Soyfit contém isoflavonas – substâncias presentes na soja e em seus derivados – diferentes da terapia hormonal, pois praticamente não existem efeitos deletérios sobre as mamas (dor e aumento do volume) e sobre o útero (sangramento), que são as causas freqüentes de abandono da TH.
Soyfit é o primeiro fitomedicamento da Janssen-Cilag no Brasil, e um dos únicos fitomedicamentos com estudos científicos publicados internacionalmente, que comprovam sua eficácia (revista Menopause,2000 – Sociedade Americana de Menopausa – Vol 7 nº4 páginas 236-242).
FOGACHOS DO CLIMATÉRIO PODEM SER TRATADOS COM FITOHORMÔNIO
Data: