A solução para redes de comunicação wireless da companhia tem sido usada para as mais diversas aplicações, mas especialmente por prefeituras municipais de todo o país. Com custos mínimos de infra-estrutura agiliza processos de inclusão digital com baixo custo, transparência e segurança
São Paulo, 19 de outubro de 2006 – Recente estudo do IDC prevê que os gastos com infra-estruturas wireless devem aumentar anualmente cerca de 12,4% até 2010, atingindo US$ 56,7 bilhões mundialmente. No Brasil, o crescimento das redes de comunicação Wireless acompanha o ritmo global e as soluções de acesso ponto-a-ponto e ponto-multiponto vêm substituindo cada vez mais as redes convencionais por cabos ópticos ou metálicos. “A alternativa é mais econômica, de fácil configuração e com boa conectividade em áreas prediais ou de campus. O sucesso está no preço, acessibilidade, raio de atuação e disponibilidade proporcionada pelas redes WiMAX”, diz Nóbile Sacandelari Jr, diretor presidente e sócio da multinacional norte-americana WNI, com sede própria no Brasil.
Especialista neste segmento, a WNI do Brasil vem conquistando dia a dia novos clientes no mercado brasileiro para a implantação de redes de comunicação sem fio com links de até 32 kms de alcance para redes ponto-multiponto e até 70 kms ponto a ponto com sua família de produtos ACCESS5800. “O diferencial desta solução é que o sinal na última-milha (no usuário final) é bem mais rápido e estável do que as conexões banda larga disponíveis hoje. Nossas redes com equipamentos ACCSSES5800 fornecem alta qualidade no tráfego de dados em taxas brutas de transmissão de até 54Mbps, com segurança e flexibilidade na execução dos projetos. Tudo isso com um mínimo custo de infra-estrutura e rápido retorno sobre o investimento\”, garante Nóbile.
Operando na faixa de freqüência 5725 a 5850 MHz, as redes de acesso ACCESS5800 da WNI utilizam tecnologia Spread Spectrum, com sinais de rádio freqüência de banda larga, provendo maior segurança, integridade e confiabilidade. “A solução usa modulação DSSS – Direct-Sequence Spread Spectrum -, gerando um bit-code (também chamado de chip ou chipping code) redundante para cada bit transmitido. Quanto maior o chip maior será a probabilidade de recuperação da informação original. Mesmo que um ou mais bits no chip sejam danificados durante a transmissão, técnicas estatísticas embutidas no rádio são capazes de recuperar os dados originais sem a necessidade de retransmissão”, explica o presidente da WNI.
As redes de comunicação wireless da WNI suportam até 512 Unidades de Assinante por um único Ponto de Acesso (access point). Segundo Nóbile Scandelari estas redes podem ainda ser incrementadas com antenas internas de dupla polarização controladas por software oferecendo flexibilidade máxima pela possibilidade de instalação de até 12 Pontos de Acesso por POP. “Cada um desses pontos é conectado a uma rede local Ethernet e não apenas fornecem a comunicação com as redes convencionais, como também intermediam o tráfego com os pontos de acesso vizinhos, num esquema de micro células, semelhante a um sistema de telefonia celular”, observa o executivo.
As aplicações são as mais diversas, mas atualmente a WNI tem focado suas ações comerciais para as prefeituras municipais brasileiras, com diversos projetos já em andamento. Um deles é o da Prefeitura de Piraquara, na grande Curitiba, que utiliza a solução ACCESS5800 para integração da rede pública de Educação do município. Em apenas 60 dias, todas as 20 escolas e demais centros de educação infantil do município já estavam interligados entre si e com a secretaria de educação e o gabinete da prefeitura, além de acesso à internet em banda larga. O projeto, que teve um custo de cerca de R$ 450 mil na primeira fase utilizando recursos do FUNDEF, resolveu diversos problemas e agilizou com transparência e segurança o controle dos dados escolares pelo município. “Reduzimos fortemente os custos de telefonia e ganhamos eficiência no sistema de educação como um todo. Em apenas um ano, o índice de repetência dos alunos caiu de 26% para 14,8% e conseguimos ainda intensificar a Inclusão Digital, já que os laboratórios de informática e as escolas tiveram acesso ampliado às comunidades de entorno”, diz Denise de Palma, secretária de Educação da Prefeitura de Piraquara. A segunda fase está prevista para início ainda neste ano, priorizando o acesso à informação nas redes de saúde e segurança pública da cidade.
Solicite fotos, ilustrações e especificações técnicas por e-mail: cturnes@ctcom.com.br
Sobre a WNI – A companhia no Brasil tem diversos casos de clientes com projetos de integração de redes com soluções avançadas wireless flexíveis (Wi-fi / Wi-Mash) de rádio ponto a ponto e ponto-multiponto para aplicações de voz, dados e vídeo. São diversos equipamentos para as faixas de freqüência licenciadas e não licenciadas (2,4 e 5,87 GHz). A empresa provê ainda todos os materiais e outros equipamentos necessários para a implementação de projetos turn-key, incluindo, cabos, antenas, sistemas de energia e itens de infra-estrutura. Com sede brasileira em Curitiba e parceiros de atendimento em todas as regiões do pais, a WNI do Brasil é suportada pela WNI Global, cuja matriz está em San Jose, na Califórnia, Estados Unidos, com outras subsidiárias em diversos países.