O projeto tem o apoio do Fundo Juntos pela Educação (Instituto Arcor, C&A, Fundação Vilae e Feac) busca através de ações articuladas por 8 organizações ( Cecoia, E.E. Dr. Tómas Alves, Naeca, Casa de Cultura. Praça de Esportes, Biblioteca, E.E. Couto de Barros, E.M. Ângela Cury Záquia) e tem como objetivo oferecer situações de aprendizagem diferenciadas para crianças e adolescentes de Sousas em diversos espaços considerados pela equipe como potencialmente educativos.
O projeto está sendo desenvolvido pela professora Yara que espera atingir em 18 meses, as oito organizações de Sousas, que articuladas em rede desenvolverão ações que melhorem, ampliem e qualifiquem diferentes opções de aprendizagem, em diferentes espaços, através de processos educativos, desenvolvidos em períodos escolares para crianças e adolescentes na faixa etária de 7 à 16 anos.
Uma parte da verba será para reformar e equipar a Casa de Cultura, onde serão realizados os maiores números de oficinas. Para a biblioteca ganhará alguns computadores e a praça de esportes será munida de materiais esportivos.
“Cada uma das organizações envolvidas preocupou-se em disponibilizar para crianças e adolescentes que não tinham acesso através das Ongs, em função da capacidade de atendimento das mesmas. O projeto propõe-se a articular, potencializar e descobrir talentos e capacidades naqueles jovens que não possuem condições de frequentar os espaços educativos de sua comunidade. Desta forma algumas das ações desses espaços, que às vezes são vistos apenas como espaço de lazer, de passa-tempo, passam a ter a intencionalidade da Educação, da formação e da proteção da criança e do adolescente. Quando batizamos o projeto e chamamos as palavras talentos e capacidades partimos do princípio, que esse público possui esses adjetivos. A proposta pedagógica passa por ai; no acreditar que com condições adequadas e diversificadas, no pensar um projeto de vida. os talentos e as capacidades serão descobertos e aflorados”. Conclui Yara.
Grade das oficinas
• Batuque na cozinha-culinária (120 vagas)
• ClÍckcidadania- informática (50 vagas)
• Antena Jovem-jornalismo (30 vagas)
• Naecagem- Bate-lata (50 vagas)
• Ritmo dos atabaques- dança folclórica (60 vagas)
• Brincando na Praça- esportes (200 vagas)
• Descolar o olhar- fotografia (200 vagas)
• Biblioteca para todos- Leitura (140 vagas)
• Jardim dos Sonhos – Meio Ambiente
\”Instituto Arcor Brasil não compartilha necessariamente dos conceitos e opiniões expressos neste trabalho, que são da exclusiva responsabilidade dos autores\”