ECS OFERECE PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO.
Baseada na importância do diagnóstico precoce da surdez e da estimulação adequada de crianças surdas, a Escola para Crianças Surdas Rio Branco (ECS) oferece o Programa de Estimulação do Desenvolvimento, como forma de proporcionar o desenvolvimento lingüístico.
A importância do diagnóstico precoce da surdez está diretamente relacionada com o desenvolvimento da criança. Quando mais cedo detectada, maiores são as chances de potencializar as habilidades lingüísticas do surdo com estímulos adequados. No entanto, muitos pais só descobrem que os filhos possuem algum dano auditivo na fase de desenvolvimento da fala. Um dos motivos é a não realização do “teste da orelhinha”, feito ainda na maternidade para medir as reações aos estímulos sonoros .
Assim, por falta de informações, a maioria dos recém-nascidos não faz essa avaliação e quando os pais notam a surdez, já perderam uma importante fase do desenvolvimento. Para dar suporte às famílias que se deparam com essa situação, a ECS oferece o Programa de Estimulação do Desenvolvimento, para crianças surdas de zero à três anos.
“Durante o programa, trabalhamos com o que as crianças surdas tem de mais apurado, que é a visão, pois o mundo delas é visual. Então, nós recebemos as crianças uma vez por semana para estimulá-las e oferecemos contato com adultos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e orientação fonoaudiológica. Além disso, os pais também freqüentam a escola semanalmente, onde aprendem LIBRAS”, diz a coordenadora da ECS, Sabine Vergamini.
As atividades do programa são realizadas individualmente, em dupla ou em grupos, de acordo com as necessidades, desenvolvimento e faixa-etária. Os pais também participam de grupos de orientações para tirarem dúvidas e trocarem idéias entre si.
“A escola e o programa proporcionam as condições necessárias para a aceitação e compreensão do filho como membro diferente da maioria dos integrantes da família e como um ser capaz de desenvolver inúmeras potencialidades”, afirma a coordenadora.
Saiba mais sobre a ECS acessando www.eecs.org.br
Fundação de Rotarianos de São Paulo
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros – Oficina de Comunicação




