Maurício e Mônica Somenzari, dupla vencedora do WCS 2006, chamam atenção do público em programas de TV, jornais e outros veículos
O Brasil pode ter decepcionado na Copa do Mundo da Alemanha, campeonato em que apresenta uma inquestionável tradição. Em compensação, neste ano, o país foi representado pela primeira vez em uma competição diferente, onde que a tradição pertence a países como Japão, China, Itália, França e Espanha. E, contrariando todas as expectativas, o Brasil venceu os favoritos já em sua estréia e sagrou-se campeão mundial!
O World Cosplay Summit (WCS), o maior evento de cosplayers do mundo, acontece todos os anos no Japão desde 2002. Ainda desconhecido para muitos, cosplay é um termo vindo das palavras em inglês costume e play, e serve para denominar a atividade de uma pessoa se vestir e atuar de acordo com seu personagem preferido de anime (desenhos japoneses), mangá (quadrinhos japoneses), games ou tokusatsu (seriados live-action japonesas). Nesse processo, além da vestimenta do personagem, a pessoa também deve reproduzir com precisão todos os seus trejeitos, como manias, frases características, golpes e até coreografias.
Os irmãos brasileiros Mônica e Maurício Somenzari ganharam o campeonato mundial de cosplays no dia 5 de Agosto em Nagoya, no Japão, com a performance do anime Angel Sanctuary. A apresentação da dupla impressionou o público tanto pelas enormes asas e o figurino fiel à série quanto pela atuação, marcada pelas cenas de ação com direito até às falas em japonês. Maurício e Mônica vieram a ser representantes brasileiros na grande final do WCS por terem vencido a etapa brasileira do concurso, promovida pela Editora JBC no dia 17 de junho, na Casa das Caldeiras em São Paulo.
A grande vitória do Brasil em sua primeira participação do WCS vem chamando a atenção de diversas mídias, como o Jornal da Tarde no dia 9 de Agosto, os programas de TV PlayZone (da emissora PlayTV) no dia 22 de agosto e A Noite é Uma Criança, apresentado por Otávio Mesquita, no dia 30 de agosto, entre outros meios. Isso sem mencionar os veículos internacionais, especialmente grandes sites, que noticiam com grande ênfase a inédita conquista brasileira.
Um hobby divertido, curioso e instigante. Assim é o cosplay, a atividade que garantiu ao Brasil em 2006 o título de “melhor do mundo”. Fica desde já a expectativa de que, em 2007, a Etapa JBC Brasil do WCS envie às terras nipônicas representantes que possam repetir o feito até então inédito dos irmãos Maurício e Mônica Somenzari.