Fique de olho nos alimentos
Gordura trans é um tipo específico de gordura formado por um processo natural de hidrogenação natural (ocorre no rúmen de animais) ou industrial. Estão presente principalmente em alimentos industrializados, a carne e o leite possuem pequenas quantidades dessa gordura.
Após o processo de hidrogenação ocorre a transformação de óleos vegetais líquidos em gordura sólida à uma temperatura ambiente que serve para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida dos mesmo nas prateleiras.
O consumo excessivo de gordura trans no organismo pode causar aumento do colesterol total e do colesterol ruim – LDL colesterol; redução dos níveis de colesterol bom – HDL colesterol; não há informações que mostre benefícios para a saúde a partir do consumo de gordura trans.
Os alimentos mais ricos em gordura trans são os industrializados, como: sorvete, batata frita, salgadinhos de pacote, pastéis, bolos, biscoitos, margarinas, entre outros. Para controlar o consumo é preciso ler os rótulos dos alimentos e preferir os que contenham menos ou nenhum tipo de gordura.
As industrias tiveram um prazo até julho deste ano para adequarem os rótulos dos produtos. O valor da gordura deve ser declarado em gramas presentes por porção do alimento, sendo que não há um valor que deve ser ingerido diariamente, é melhor consumir o mínimo possível. Para saber se o alimentos é rico em gordura trans basta olhar a quantidade por porção dessa substância, não deve consumir mais de 2 gramas de gordura trans por dia. É importante verificar a lista de ingredientes do alimento, através dela é possível identificar a adição de gorduras hidrogenadas durante o processo de fabricação do alimento.
Gordura Trans
Data: