18.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

poesias A pérola e a ostra

Data:

Verus Editora lança livro de poesias A pérola e a ostra na Fnac Campinas

A autora, Cássia Janeiro, é apontada pelo crítico literário Antonio Candido

como uma das grandes promessas da poesia brasileira da atualidade

A Verus Editora lança no dia 28 de maio, às 19h30 na FNAC Campinas o livro A pérola e a ostra, de Cássia Janeiro. A poeta paulista que tem sido bastante elogiada no meio literário falará de sua composição poética e dará autógrafos durante o evento. Entre os admiradores de suas poesias estão Antonio Candido, um dos mais respeitados críticos literários brasileiros e autor do prefácio de seus três livros, e Rubem Alves, renomado cronista e educador.

“Cássia Janeiro é (…) uma nova voz lírica na literatura brasileira. Soube impregnar sua poesia de uma misteriosa musicalidade, ressonância talvez da música clássica…” (Paulo Dantas, escritor, membro da Academia Paulista de Letras). Deste modo, a autora vem dar continuidade ao legado de grandes nomes femininos da poesia brasileira. Abordando temas do dia-a-dia, transforma situações cotidianas em versos marcados pelo compasso de uma dor profunda, proveniente de uma alma dilacerada por sofrimentos emocionais, psíquicos e físicos.

A poesia de Cássia Janeiro aproxima-se do leitor na medida em que se faz expressão natural e simples de sua emoção pessoal a qual se estende ao coletivo. Referindo-se ao estilo da autora, Antonio Candido atesta em seu prefácio: “A sua simplicidade depurada faz da composição poética uma filtragem, de tal modo que a sua densa emoção, a sua dolorosa experiência se torna patrimônio de muitos. Direta e penetrante, ela sabe ligar o pólo do eu ao pólo do outro e do mundo, porque, por mais forte que seja sua mensagem carregada de paixão e freqüentemente de dor, há nela a forte vocação do diálogo, sem o qual o poeta não se configura. E quem escreve poemas como Cássia Janeiro é poeta plenamente configurado.”

A produção poética de Cássia é a forma que a autora encontrou de sublimar o sofrimento diário. Para ela a poesia é uma necessidade vital de expressão. Os poemas de A pérola e a ostra transmitem ao leitor a paz e a beleza que podem aflorar de momentos de dor e angústia, possibilitando que ele se encontre em cada verso, em cada palavra da autora.

Sobre a autora

Cássia Janeiro, natural de São Paulo, moradora de Vinhedo, é escritora e poeta. É formada em filosofia e em serviço social, especialista em antropologia social e cultural, mestre em ciências da comunicação e em educação e iniciou doutorado em literatura brasileira. É membro da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências e durante seis anos foi consultora da Unesco nas áreas de educação, formação, cidadania, direitos humanos e avaliação de projetos sociais, educacionais e culturais no Brasil. Em 1999 participou da missão brasileira no Timor Leste. Além de inúmeros artigos, crônicas e trabalhos técnicos e acadêmicos, publicou os livros Poemas de Janeiro (1999) e Tijolos de Veneza (2004), ambos de poesia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Prefeito recebe D. Bertrand de Orléans e Bragança em visita de cortesia

Dário Saadi e o príncipe imperial conversaram sobre comemoração...

Jornalista lança livro “O médico que virou monstro”, crime que chocou o Brasil

Lançado pela Editora Máquina de Livros, “O médico que...

Os espiões norte-americanos por trás da Lava Jato

Os interesses ocultos dos Estados Unidos na Lava Jato são...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363