20.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Sinfonia de Cães – Arte, Cultura, Sustentabilidade e Rock

Data:

O Sinfonia de Cães é um grupo de ativistas sócio-cultural que incentiva e promove, de forma independente e através de parcerias, a cultura alternativa para a sociedade em geral. O coletivo conta com a participação de artistas e colaboradores que possuem um objetivo em comum: a propagação da arte como modificador social, em suas diversas formas de expressão, para o maior número de pessoas.

O coletivo atua para disseminar a inclusão social e cultural, promovendo eventos que contam com apresentações musicais e teatrais, exibições audiovisuais, exposições de fotos e artes plásticas, sendo esses eventos gratuitos, beneficentes ou em casas noturnas e espaços alugados. Além destas ações, o Sinfonia de Cães oferece oficinas culturais à comunidade da zona norte paulistana e apóia os artistas envolvidos em seus projetos, criando e buscando espaços e meios para a divulgação dos seus trabalhos, em suas diversas formas.

Desde seu surgimento, em 2003, o grupo já realizou mais de 30 eventos. Apesar do foco de atuação ser a cidade de São Paulo, o coletivo conta com a participação de ativistas espalhados por todo Brasil.

Em 2004, o Sinfonia de Cães realizou dois grandes eventos musicais e culturais em São Paulo, chamados de “Festival Sinfonia de Cães”. Os festivais foram realizados de forma totalmente independente, em um galpão no bairro do Canindé, com 11 bandas convidadas, todas do cenário de rock independente, e produtores culturais em geral. Foram elas Wasted Nation, Royal Shakers, Hurtmold, Popstars Acid Killers, Vincebuz, Ludovic, Detetives, Bionica, The Concept, Borderlinerz e Dominatrix. Em novembro do mesmo ano aconteceu no mesmo local a segunda edição do festival, que veio em dobro, 2 dias e 21 bandas que foram Vincebuz, Ästerdon, Correctivo, Popstars Acid Killers, Backseat Drivers, Simbiose, La Carne, FUD, Basement Monks, Shed, Ludovic, Hats, Wasted Nation, Ecos Falsos, Similar, Elegia, The Vain, Espíritos Zombeteiros, Santo Ódio, Fim do Silêncio e Tomaco, além de intervenções dos grupos X-plastic e Radioatividade.

Em agosto e setembro de 2005 aconteceu o “Sinfonia de Cães no Centro Cultural São Paulo”, próximo a estação Vergueiro do metrô, com 4 bandas e participação especial dos coletivos Radioatividade e Escárnio & Osso. Nos dias 02, 03 e 04 de dezembro do mesmo ano foi realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) o “Rock Neles!”, em parceria com a Mostra do Audiovisual Paulista, onde foram exibidos diversos vídeos de produção independente como documentários e videoclipes, somados a uma exposição fotográfica, além de shows no auditório principal de La Carne, Fuzz Faces, Seamus, Hats, Popstars Acid Killers, Vincebuz, Ästerdon, Agentes, Ludovic, Ecos Falsos e Shed.

No final de 2005 o Sinfonia de Cães reuniu 20 dessas bandas envolvidas com suas ações e no início do ano seguinte lançou a compilação chamada “Sinfonia de Cães 2.500 Tons”. Seguindo em 2006, o coletivo direcionou seus esforços para a organização de atividades no Edifício Prestes Maia, residência de 468 famílias sem teto, o que o torna a maior ocupação urbana da América Latina. O prédio, que fica no centro de São Paulo, é ocupado pelo MSTC (Movimento dos Sem-Teto do Centro), com suporte do grupo Integração Sem Posse, formado por diversos ativistas culturais, estudantes, artistas e Organizações Não Governamentais da Sociedade Civil. Os eventos contribuíram na arrecadação de inúmeros livros para a biblioteca criada pelos próprios moradores do prédio. O coletivo também ofereceu oficinas à comunidade e através de um registro em vídeo feito por alunos da ONG Oxigênio, recebeu um prêmio do Festival de Ação Solidária Oxigênio, revertido para melhorias no prédio e para dar prosseguimento às ações no local.

Em 2007 o projeto “Oficinas Culturais Sinfonia de Cães” foi contemplado pelo VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais, da prefeitura de São Paulo, e irá oferecer oficinas de Comunicação Escrita, Graffiti, Percepção Ambiental e Audiovisual no Centro Cultural da Juventude (Vila Nova Cachoeirinha) e na Biblioteca Municipal Álvares de Azevedo (Vila Maria). Ao final de cada oficina será realizado um festival, onde os trabalhos desenvolvidos durante esse processo serão exibidos, além da participação de artistas veteranos e shows gratuitos ao ar livre de bandas independentes.

O principal objetivo do Sinfonia de Cães é utilizar a arte, a cultura e a responsabilidade social, para levar às comunidades mais carentes, conhecimento e desenvolvimento pessoal. Os integrantes aplicam suas capacidades profissionais e acadêmicas para alavancar o coletivo e alcançar o objetivo maior que é a propagação de cultura para a população que não tem acesso. O Sinfonia de Cães não é uma organização sem fins lucrativos, porém preza seus objetivos acima de qualquer valor monetário e busca recursos apenas com a finalidade de executar seus projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Feira Cultural Afro Mix comemora 20 anos com edição especial na Estação Cultura

Os 20 anos da Feira Cultural Afro Mix serão...

Rabeca Cultural apresenta musical com Gabi Milino e Netto Rockfeller

A Rabeca Cultural apresenta o musical “Poeira Cósmica”, com...

Releitura de clássico de Shakespeare será encenada pelo Grupo Teatral Ômega ‘Sonho de Uma Noite de Verão

O Grupo Teatral Ômega traz para Campinas o espetáculo...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363