O leitor deve estar se perguntando a poucos dias do evento. A resposta para essa pergunta estará no desempenho de nossos atletas, que sempre mostram garra, determinação e vontade de vencer.
O que podemos adiantar é que o Brasil no mínimo ficará em 3º lugar, ficando atrás apenas dos EUA e de Cuba, mas à frente do Canadá. Isso pelo Brasil ter a vantagem de ser o anfitrião do PAN desse ano. O time da casa costuma se empenhar ao máximo, como foi visto nos últimos jogos de Santo Domingo em 2003, onde a República Dominicana, país anfitrião, conquistou 10 medalhas de ouro.
Nos últimos jogos Panamericanos, o Brasil tem ficado entre os cinco melhores, revezando-se entre o 4º e 5º lugar. A última vez que o Brasil ficou em 3º foi nos jogos de 1967, há exatos 40 anos atrás.
Em enquete feita aos internautas no site do Ministério do Esporte, a modalidade que os brasileiros mais acreditam que o Brasil conquiste o ouro é na natação. Com certeza as chances são enormes, pois os grandes nadadores dos EUA (como Michael Phelps por exemplo) não estarão presentes nessa edição. Sendo assim, ficará mais fácil para Thiago Pereira, Kaio Márcio e César Cielo garantirem o ouro.
O Brasil também cresceu em outras modalidades como a Ginástica Artística, com Diego Hipólito, Daiane dos Santos e cia. Há grandes chances de desbancar Cuba nessa modalidade. Nos esportes coletivos como basquete, futebol e vôlei, o Brasil também possui uma equipe competente e com um bom histórico de medalhas.
No último PAN, o Brasil conquistou 29 medalhas de ouro. Espera-se bater esse recorde com 50 a 60 medalhas douradas, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, mas sem muita certeza. Porém, uma coisa é certa: o PAN 2007 marcará para sempre todos os competidores e torcedores brasileiros.
Tiago Campos