Ninguém pode negar que os jogos Pan-americanos foram um sucesso. Pelo menos o que se viu pela TV estava muito bonito. Se foi ou não um espetáculo construído com imagens falsas ou enganosas não sei, mas o fato é que gostamos do vimos e muitas vezes nos emocionamos. Como brasileiro fiquei envergonhado com a vaia que nosso presidente levou. Se elas são ou merecidas não entro no mérito, mas como cidadão fiquei chateado e como ser humano senti pena. Mas cada um colhe o quê planta! O Pan nos revelou que somos bons de água. Nós que pensávamos ser craques no futebol nos demos mal. Quero dizer no masculino, porque no feminino arrasamos! E dizem que futebol é coisa pra homem, imagine se não fosse! Marta, que coisa linda! Minhas reverências!
No país do futebol, onde Brasil e Argentina dominam tudo, Jamaica e Equador fizeram a final. Quem diria! No fut-sal o show era esperado. Foi confirmado. Fomos bem nas lutas. Pudera o que mais brasileiro faz, é lutar! Brincadeiras à parte continuamos a crescer nestas modalidades. Com as mãos, com os pés, na água, nos campos, nas raias, no tatame, nos ringues, nas quadras, enfim nossas medalhas nos deram um terceiro lugar com muita honra. Sabíamos que os Estados Unidos seriam os vencedores e que Cuba viria em segundo, o que não sabíamos é que o Brasil alternaria a segunda colocação com Cuba e nos daria, por vezes, a efetiva esperança de ficarmos em segundo na colocação geral. Mas valeu e como valeu! Falta muito ainda para encararmos uma Olimpíada, mas é inegável que melhoramos demais. A própria distância de Cuba, na classificação geral, nos assegura isso. Cuba nos deixava muito longe em competições anteriores. Valeu brasileiros! Não fosse a tragédia com o avião da TAM, que consternou o Brasil todos teríamos visto este Pan com mais entusiasmo, mas é impossível vermos muita beleza com os olhos cheios de lágrimas. Muitos desses nossos atletas estarão na China defendo nosso país e buscando superar limites em busca de medalhas. Boa sorte a eles!
O Pan termina e talvez agora o futebol retome o primeiro lugar na preferência do povo. Ele está muito por baixo. O público não comparece mais aos estádios como antes. O calendário, o horário dos jogos, a falta de talentos em campo, o preço dos ingressos e outros itens estão derrubando o popular esporte no conceito do torcedor. Mas este é um assunto para outras colunas. Um abraço e boa sorte!
O Pan foi bom!
Data: